fbpx

Garotinha de 8 anos falou com astronauta usando rádio do pai

A menina Isabella Payne, de oito anos, conseguiu conversar com o astronauta norte-americano Kjell Lindgren, que estava a bordo da Estação Espacial Internacional, por meio do transceptor radioamador do seu pai, Matthew Payne. A proeza da família, que vive no condado de Kent, na Inglaterra, ocorreu no dia 2 de agosto, mas foi noticiada nesta semana.

Durante a interação, que durou pouco tempo, Isabella disse a Lindgren seu nome e idade. Algum tempo depois, o astronauta comentou no Twitter sobre o assunto.

“Me diverti bastante usando a estação de rádio amador #NA1SS na Estação Espacial para falar com operadores de rádios amadores de todo o mundo. Eu até me conectei (não oficialmente) com estações de todos os continentes. Mas esse talvez tenha sido meu contato preferido até agora”, escreveu, agradecendo Isabella.


À CNN, Matthew Payne disse que a Estação Espacial Internacional tem um transceptor que é usado para que os astronautas interajam com escolas enquanto estão em órbita. De vez em quando, eles também podem entrar em contato com quaisquer operadores radioamadores no planeta — incluindo o próprio Payne, que tem licença para usar o aparelho há 22 anos.

Em abril de 2016, Payne ajudou estudantes de uma escola local a falar com o astronauta britânico Tim Peake enquanto ele estava a bordo da ISS. Na época, Isabella tinha apenas dois anos, e acompanhou tudo sentada no colo do pai.

Após a conversa espacial no início do mês, Isabella tem dado diversas entrevistas e até trocou e-mails com a Nasa. A garota tem o sonho de se tornar uma especialista em comunicação para a agência espacial.