Digipeater e KISS TNC APRS BravoDIGI

Provendo cobertura APRS facilmente com qualidade!

Configuração de todos os parâmetros via software;
– TODOS SSID’s disponíveis para configuração;
– Galeria de ícones completa a disposição;
– Personalização da mensagem do Beacon;
– Beacons com intervalos programáveis de (10 a 99 minutos);
– Opção para deixar a digi sem beacon (p/ digis de campanha, portátil e etc);
– WIDEs: WIDE1-1, WIDE2-1, WIDE2-2 e WIDE3-3;
– Detalhamento da estação no Beacon (antena, rádio, potência e etc);
– Sistema de Filtro de Pacotes por Prefixos, SSID’s e Tipo de Pacotes;
– Mensagens Especiais (boletins, nws, status e etc);
– Opera como KISS TNC (usando firmware respectivo);
– Opera como Serial Modem (transmite p/ RF o que recebe pela serial e vice-versa);
– Possibilidade de integração com outros equipamentos para atuar como meio de comunicação de dados para longas distâncias via RF;

Downloads

Como funciona a Digipeater APRS BRAVODIGI?

A operação convencionalmente opera em uma frequência simplex definida de acordo com a localidade e legislações vigentes. No Brasil, o sistema APRS está operando na frequência VHF 145.570 simplex sem subtom (também tem sido convencionado a utilização na faixa UHF em 433.550).

Com a digipeater APRS BravoDIGI você poderá dar cobertura a uma localidade facilmente bastando apenas esta placa conectada a um rádio em uma estação base. A área de abrangência de cobertura e o percentual de sucesso na decodificação e repetição de radio-pacotes será de acordo com as condições desta estação (altura e tipo de antena, qualidade do rádio e a devida calibragem do áudio feita através dos trimpots na placa BravoDIGI).

O funcionamento do sistema APRS por meio de uma estação Digipeater dá-se basicamente pelo esquema a seguir:

  1. As estações base / móvel que estão operando via RF transmitem os pacotes na frequência APRS.
  2. A estação repetidora de pacotes (digipeater) recebe-os e logo em seguida retransmite-os afim de que o pacote chegue até uma estação iGate que recebe-os e joga estas informações para dentro da rede APRS-IS.
  3. As repetições do pacote obedecerão as configurações WIDE (que são feitas na estação originadora do pacote) que indicam até quantas vezes ele será repetido. Portanto, se o pacote chegar a sua estação Digipeater com WIDE com valor 1, ele não será repetido. Veja este tutorial que fala sobre WIDE.

O que você precisa saber sobre a Digipeater APRS:

Recomenda-se que ao alcance de toda Digipeater tenha-se uma estação iGate que receba os pacotes e jogue-os para a Internet (APRS-IS). Todavia, você pode tranquilamente fazer a cobertura de uma extensa localidade com várias digipeaters, sendo que os pacotes apenas necessitaram percorrer um caminho maior para chegar até um iGate.

Vamos falar de filtros no APRS?

Em muitas localidades aonde o sistema APRS é amplamente utilizado pelos radioamadores e forças de ajuda humanitária, o tráfego de dados na rede de rádio é intenso. Em razão disso, para otimizar o uso do sistema na rede RF é interessante que nem todos os pacotes sejam digi-repetidos (seja apenas recebendo-os e inserindo os dados para dentro da Internet ou não fazendo nada com eles). Tráfego de informações como Objetos, Telemetria e análogos por vezes não é interessante que seja repetido e repetido pelas estações repetidoras APRS pois ocupam a frequência e ocasionam perda de pacotes mais importantes como os beacons de Posições e Mensagens das outras estações APRS. Por isso, você poderá colaborar com o bom gerenciamento da sua rede APRS trabalhando com as configurações filtragem por tipo de pacote e SSID na sua BravoDIGI!

Além disso, com a sua BravoDIGI você poderá filtrar pacotes por prefixos (indicativos de chamada), por exemplo: PY, PU, PY5, PY5XYZ e etc.

Altere suas configurações quando quiser…

Todas as configurações e ajustes da sua BravoDIGI você mesmo pode realizar por meio do Software de Configuração intuitivo. A qualquer momento você poderá conectar-se via USB com a placa e alterar os parâmetros de configuração.

Callsign: o indicativo de chamada da estação digipeater.
SSID: com base na tabela de padronização de SSIDs do APRS, selecione o número de SSID correspondente ao seu tipo de estação APRS. No caso de digipeater o padrão é [15].
Preamb: tempo – em milissegundos – de portadora nula AFSK1200 antes da transmissão efetiva dos dados em todos os pacotes repetidos pela digipeater. Este ajuste é bastante útil no caso de utilização com transceptores com a transmissão acionada por VOX, onde eventualmente perde-se o início do áudio portadora AFSK1200.
Beacons Wide: de acordo com o protocolo APRS, selecione um WIDE para especificar até quantas vezes os pacotes dos beacons originados por sua digipeater poderão ser digi-repetidos pelas demais digipeaters da região.
Digipeater Filters – SSIDs Allowed: os tipos de SSIDs que a placa BravoTracker em modo digipeater irá aceitar para repetir os pacotes que escutar (obedecendo obviamente a regressão dos WIDEs presentes no path do pacote recebido). Quando selecionado, significa que é um SSID permitido ser repetido pela sua digipeater.
Digipeater Filters – Type of Packets Allowed: são os tipos de pacotes (de acordo com a referência do protocolo APRS) que a sua digipeater irá repetir dentre os pacotes que forem recebidos.
Digipeater Filters – Black List of Callsigns and Prefixes: são cinco campos que podem ser preenchidos com prefixos quais a sua digipeater não irá repetir. Por exemplo: PY0XYZ ou PY0 que não repetirá PY0XYZ, PY0ABC e etc. Caso não deseje utilizar este filtro, deixe os campos em branco.
Beacons: São os beacons que a sua digipeater irá transmitir entre os intervalos configurados. Para ativá-los, marque o checkbox, preencha o campo de texto com a string do beacon (conforme a referência do protocolo APRS) e ajuste o intervalo em minutos. Para auxiliar o usuário, no programa de configuração há um gerador da string dos principais tipos beacons (posição, boletim, status e etc).