Workshop gratuito que reúne radioamadorismo e Ciência abre inscrição para trabalhos

Por Alisson, PR7GA

O projeto HamSCI divulgou em seu site um chamado para inscrição de resumos de projetos para seu workshop virtual, que acontecerá de 19 a 20 de março. O encontro, que este ano, além de gratuito será virtual devido à pandemia, é organizado pela Universidade de Scranton e patrocinado pela NSF, a Fundação Nacional de Ciências dos EUA. Veja ao final deste artigo como inscrever-se.
Segundo o site da organização, “o workshop HamSCI é um encontro anual cujo objetivo é compartilhar conhecimento nas áreas de ciência e engenharia relacionados ao radioamadorismo, propagação e ciência das ondas de rádio, bem como fomentar colaborações entre o radioamadorismo e os profissionais das áreas de ciência e clima espacial.” 
A edição de 2021 irá tanto reunir a equipe do projeto da Estação Meteorológica Espacial Pessoal, projeto desenvolvido pela HamSCI para popularizar o conhecimento e pesquisa sobre o clima espacial, como também será um fórum para apresentações sobre tópicos relevantes para o objetivo do HamSCI. O tema principal do encontro é a física ionosférica em latitudes médias, algo muito importante para nós porque a grande maioria dos radioamadores vive em regiões de latitudes médias.
Os palestrantes convidados incluem o Dr. J. Michael Ruohniemi, professor da Universidade Virginia Tech e pesquisador chefe da Iniciativa SuperDARN, uma rede de 35 radares operando na faixa de HF e distribuídos em ambos os hemisférios terrestres para investigação da Aurora e outros fenômenos geoespaciais, e Joe Dzekevich K1YOW, um radioamador e cientista que recentemente publicou seu trabalho na CQ Magazine. A Dra. Elizabeth Bruton, do Museu da Ciência de Londres, será a palestrante principal.
Serão aceitos trabalhos relacionados ao desenvolvimento da Estação Meteorológica Espacial Pessoal,  ciência ionosférica, ciência atmosférica, ciência de rádio, clima espacial, radioastronomia e qualquer tópico de ciência que seja relacionado ao radioamadorismo. São encorajados especialmente os trabalhos relacionadas ao tema do encontro deste ano – física ionosférica de latitudes médias, mas também poderão ser aceitos abstracts fora destes temas. 
Para submeter um trabalho, é necessário preencher um formulário disponível no site do encontro até o dia 15 de fevereiro. Os resumos serão analisados pela organização e os autores serão notificados até 1º de março de 2021. Também podem ser solicitadas apresentações de pôster virtual. Devido a limitações de tempo, os pedidos de apresentações orais não são garantidos.
Fontes: 

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)