Vulkan 1.2.190 lançado com suporte ao produto ponto inteiro SPIR-V

Uma nova versão do Vulkan, a 1.2.190, resolve vários problemas com a especificação, mas o mais interessante com esta atualização de rotina da API Vulkan é a introdução de duas novas extensões. As extensões introduzidas com Vulkan 1.2.190 são VK_KHR_shader_integer_dot_product e VK_EXT_primitive_topology_list_restart. Assim, o Vulkan 1.2.190 lançado com suporte ao produto ponto inteiro SPIR-V.

Conforme implícito no nome, a extensão VK_KHR_shader_integer_dot_product é sobre o suporte a produtos de ponto inteiro para Vulkan. Em particular, adicionando suporte para as instruções SPIR-V de produto escalar de número inteiro definidas em SPV_KHR_integer_dot_product. SPV_KHR_integer_dot_product permite operações de produto escalar em vetores inteiros com acumulação opcional. 

O suporte SPIR-V permite suporte a produto de ponto inteiro para todos os tipos de vetores de entrada, mas também suporte para vetores de 4 componentes de inteiros de 8 bits e suporte para ser capaz de empacotar em inteiros de 32 bits para dispositivos e GPUs sem suporte nativo Int8.

Vulkan 1.2.190 lançado com suporte ao produto ponto inteiro SPIR-V

O suporte ao produto de ponto inteiro foi trabalhado por partes interessadas da AMD, Arm, Google, Samsung, NVIDIA, Qualcomm e outros. Esse suporte pode ser útil para redes neurais aceleradas por Vulkan e outros propósitos.

VK_EXT_primitive_topology_list_restart é a outra nova extensão do Vulkan 1.2.190. VK_EXT_primitive_topology_list_restart foi trabalhado pelos engenheiros do Google para permitir que os primitivos da lista usem o valor do índice de reinicialização primitivo. 

Por sua vez, VK_EXT_primitive_topology_list_restart visa permitir um OpenGL-on-Vulkan mais eficiente, evitando a emulação que incorre em cópias de dados. Portanto, VK_EXT_primitive_topology_list_restart deve ser útil para os vários projetos por aí, como o Zink trabalhando para implementar a API gráfica OpenGL no topo do Vulkan.

A lista de alterações completas do Vulkan 1.2.190 pode ser encontrada no GitHub.

Valve consegue uma pausa no julgamento de patente do Steam Controller contra Ironburg

Vulkan 1.2.190 lançado com suporte ao produto ponto inteiro SPIR-V

Na saga em andamento entre as Invenções de Ironburg e a Valve, uma nova decisão apareceu em 17 de agosto que dá à Valve outra chance de invalidar algumas partes das patentes envolvidas. A disputa se dá por conta de patentes.

O caso contra a Valve se resume às pás traseiras incluídas no Controlador Steam, que a Ironburg alegou repetidamente infringir suas patentes. Inicialmente, os tribunais apoiaram Ironburg e concederam pelo menos US$ 4 milhões em danos, o que foi confirmado em decisão posterior contra a Valve.

Agora, porém, outra decisão apareceu após um apelo que na verdade apóia a Valve. A parte interessante aqui é que uma parte da evidência da Valve durante o julgamento estava em alguma técnica anterior que deveria ter invalidado partes das patentes de Ironburg.

Trata-se de um artigo no xboxer360.com (que não existe mais) que você pode ver usando a Wayback Machine mostrando um controlador com botões nas costas sendo revisado em 2010 (lembre-se que a patente que a Ironburg foi concedida é de 2013). A Valve mostrou cópias como evidência, mas isso foi ignorado em decisões anteriores. O fato é que esse mesmo artigo foi usado por Ironburg em seu pedido de patente mostrado na parte inferior em “Outras referências”.

Embora você não consiga visualizar o artigo normalmente agora, ele ainda existia. Para ser levado em consideração como arte anterior, ele tinha que ser “suficientemente acessível ao público interessado na arte” e é claro que era. A decisão ainda observa que referências a ele foram encontradas por um examinador de patentes ao fazer uma “breve” pesquisa sobre ele.

A conclusão, então, é que isso faz com que haja “evidência esmagadora” da técnica anterior, que é algo que foi basicamente ignorado em decisões anteriores porque as datas não se alinhavam, portanto, “não havia sido autenticado”. Agora estamos aguardando a próxima parte, pois ela foi devolvida e está recebendo uma reconsideração.

Com informações de Phoronix e GamingonLinux

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)