Vulkan 1.2.148 lança novidades em mais duas extensões

Vulkan 1.2.148 lança novidades em mais duas extensõesA NVIDIA continua expandindo seu suporte ao driver Linux, com um novo Vulkan Beta Driver que acaba de ser lançado. Em termos de mudanças gerais, é bastante pequena, pois a NVIDIA continua a firmar mais suporte à API Vulkan, com duas novas extensões agora disponíveis. Ambos chegaram à atualização da especificação Vulkan 1.2.148, lançada em 19 de julho:

VK_EXT_image_robustness
VK_EXT_shader_atomic_float

Veja mais detalhes sobre este assunto ao longo deste post.
Além disso, uma correção específica do Linux fez com que fosse “Corrigido o comportamento de inversão de cadeias de troca X11 com mais de 2 imagens”. Você pode ver o driver NVIDIA Vulkan Beta a qualquer momento aqui. Se você quiser apenas saber quando um novo driver estável é lançado, siga a nossa tag Drivers dedicada.

Vulkan 1.2.148 lança novidades em mais duas extensões

Vulkan 1.2.148 lança novidades em mais duas extensões
O Vulkan 1.2.148 foi lançado neste final de semana e chega com novidades em relação a mais duas novas extensões. Assim, o Vulkan 1.2.148 representa a versão mais recente de manutenção dessas especificações gráficas e de computação de alto desempenho. Além de vários esclarecimentos e correções na documentação, duas extensões adicionais foram introduzidas. As novas extensões do Vulkan 1.2.148 são VK_EXT_image_robustness e VK_EXT_shader_atomic_float.

VK_EXT_image_robustness

A extensão VK_EXT_image_robustness impõe novos requisitos para o processamento de leituras fora dos limites das imagens. Em vez de retornar valores indefinidos durante essas leituras fora dos limites, serão retornados valores RGB de zero e valores alfa de zero ou um. Sendo assim, o VK_EXT_image_robustness fornece um subconjunto das garantias impostas por VK_EXT_robustness2.

VK_EXT_shader_atomic_float

A extensão Vulkan VK_EXT_shader_atomic_float permite que um shader contenha operações atômicas de ponto flutuante no buffer, grupo de trabalho e memória de imagem. Isso também permite novos recursos do SPIR-V para adição atômica em números de ponto flutuante. VK_EXT_shader_atomic_float foi promovido pelos engenheiros da NVIDIA.
Mais detalhes sobre todas as alterações do Vulkan 1.2.148 via GitHub.

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!