Vulkan 1.2.146 lançado com suporte DirectFB. Wine e Wine-Staging 5.12 também lançados

Vulkan 1.2.146 lançado com suporte DirectFB. Wine e Wine-Staging 5.12 também lançadosO Khronos Group está comemorando o Dia da Independência dos EUA com o lançamento de uma nova especificação Vulkan. O Vulkan 1.2.146 está disponível hoje com muitas correções e esclarecimentos de documentação, além de duas novas extensões e com suporte DirectFB. Isso porque uma dessas novas extensões é VK_EXT_directfb_surface para o recente suporte do Vulkan ao DirectFB.
No entanto, se algum dos principais drivers do Vulkan suportará o VK_EXT_directfb_surface, ainda não se sabe se o DirectFB upstream está em funcionamento. Além disso, ele não é realmente popular comono passado não tão recente. Entretanto, em todo caso, essa extensão, quando suportada por drivers, permitirá a renderização nas superfícies do DirectFB.
A segunda nova extensão com a atualização do Vulkan desta semana é VK_EXT_fragment_density_map2. Essa atualização de mapa de denisty de fragmentos da Qualcomm e Arm. Ela adiciona recursos e propriedades extras para reduzir a latência do host para mapas de denisty de fragmentos e consultas aprimoradas.
O restante das alterações para o Vulkan 1.2.146 equivale a correções, porém, são definidas por meio desse commit do Git.

Wine 5.12 traz suporte à API WebSocket

Vulkan 1.2.146 lançado com suporte DirectFB. Wine e Wine-Staging 5.12 também lançados
O Wine 5.12 está disponível para os testes de fim de semana. Esta versão traz o NTDLL agora convertido para o formato PE, suporte para a API WebSocket, suporte aprimorado para RawInput, conformidade atualizada com as especificações Vulkan e cerca de 48 correções conhecidas. As correções para esta versão quinzenal ajudam o software que vai do Battle.net ao Adobe Photoshop e vários jogos.
O suporte atualizado ao Wine Vulkan está atualizando o cabeçalho em relação à especificação Vulkan 1.2.145. Também digno de nota no Wine 5.12 são várias correções e aprimoramentos do compilador Direct3D.
Downloads e mais detalhes sobre o instantâneo de desenvolvimento do Wine 5.12 estão no link WineHQ.org.

Wine-Staging 5.12 é muito mais leve

O Wine-Staging costuma ter cerca de 800 patches de teste/experimentais no topo da base de código do Wine. Isso durou pelo menos até março, quando havia mais de 850 patches. Graças ao trabalho adicional, no mês passado, ele atingiu pouco mais de 700 patches e agora, com o lançamento do Wine-Staging 5.12, hoje possui apenas 665 patches.
Com o lançamento do Wine 5.12 na sexta-feira, fora da preparação, muitos patches relacionados à Manipulação Direta, NTDLL, Wine Server, incluem arquivos e outros bits. Graças a isso, este é um dos menores conjuntos de patches para armazenamento temporário na memória recente.
Alguns dos patches atuais foram atualizados em torno de ACLs, Raw Input, NTDLL e outros. Um novo patch é para o código Wine Vulkan corrigir a mudança para o Path of Exile com o renderizador Vulkan. O Proton já trabalhou onde o Wine trava, mas com o Wine-Staging agora deve funcionar. As versões mais recentes do Wine and Wine-Staging 5.12 podem ser baixadas no WineHQ.org.
Wine 5.10 lançado com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)