VPNs inseguras vazam 1,2 TB de dados de milhões de usuários

VPNs inseguras vazam 1,2 TB de dados de milhões de usuáriosDe acordo com um relatório da Comparitech e uma investigação adicional do vpnMentor, sete VPNs inseguras vazaram dados de usuários no valor de 1,2 TB. Segundo o relatório, a UFO VPN da China vazou perto de 894 GB de dados, apesar de ter uma política de não registro.
Os dados expostos incluem senhas, endereços IP, tokens de sessão VPN, o sistema operacional usado e muito mais. O aplicativo VPN gratuito possui mais de 10 milhões de downloads na Play Store.
A Comparitech encontrou logs de dados em um cluster não seguro e disse que mais de 20 milhões de entradas de dados são adicionadas todos os dias. Curiosamente, a equipe da UFO VPN afirma que eles foram incapazes de proteger os dados devido ao coronavírus.

VPNs inseguras vazam 1,2 TB de dados de milhões de usuários

O VpnMentor descobriu que mais seis VPNs compartilhavam a infraestrutura e o banco de dados com a UFO VPN, elevando o total de dados expostos para 1,2 TB. Todos eles têm downloads que variam de 100.000 a um milhão e mencionaram a política de registro zero em seus respectivos sites. Dessa forma, as VPNs gratuitas são:

UFO VPN
FAST VPN
Free VPN
Super VPN
Flash VPN
Secure VPN
Rabbit VPN

VPNs inseguras vazam 1,2 TB de dados de milhões de usuáriosOs dados expostos incluem senhas, endereços IP, tokens de sessão VPN, o sistema operacional usado e muito mais. O aplicativo VPN gratuito possui mais de 10 milhões de downloads na Play Store. Imagem: Latest Hacking News.
A UFO VPN disse que o serviço mantém registros de dados “anônimos” para monitoramento de tráfego, apesar de saber que os dados vazados contêm endereços IP, senhas e muito mais. De fato, a equipe do vpnMentor disse que alguns registros tinham até endereços residenciais, informações de pagamento, informações de dispositivos etc.
Todas as sete VPNs têm o mesmo provedor de pagamento Dreamfii HK Limited e algumas têm interface semelhante em seus sites. Por fim, se você usa qualquer uma das VPNs mencionadas acima, recomendamos que você altere suas credenciais de login.
Fonte: Fossbytes
7 melhores aplicativos gratuitos de VPN para Android em 2020

Mozilla VPN entra em operação (mas não para usuários do Linux)

Hackers começam a violar VPNs à medida que o mundo se move para o trabalho remoto

Como um VPN (Virtual Private Network) funciona

Como instalar o OpenFortiGui, cliente VPN no Debian

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!