Vem aí o novo GNOME OS

Vem aí o novo GNOME OSOs fãs do ambiente de trabalho GNOME devem contar em breve com uma distribuição GNOME OS. A revelação foi feita esta semana durante a conferência virtual GUADEC 2020. O desenvolvimento de um sistema operacional do próprio GNOME foi um dos assuntos levantados nas discussões. No entanto, segundo pessoas mais próximas desse assunto, a distribuição deve servir apenas para testar o próprio ambiente de trabalho. Assim, em breve poderemos ter o “GNOME OS” em hardware real.
Valentin David, da consultoria Codethink, falou sobre o GNOME OS. Este não é um assunto inédito e já foi discutido em outros momentos. No entanto, antes de alguém ficar muito empolgado, ele falou que o foco principal dessa distribuição Linux é testar o GNOME de ponta.
Tradicionalmente, o GNOME OS tem sido uma imagem de máquina virtual para testes. Entretanto, com o trabalho realizado pela Codethink e outros desenvolvedores do GNOME, é possível executar o GNOME OS em hardware bare metal. Além disso, graças a empresas como Flatpak e OSTree, está se tornando mais uma distribuição Linux funcional em termos de disponibilidade de pacotes.

Vem aí o novo GNOME OS

Vem aí o novo GNOME OS
O GNOME OS faz parte do investimento contínuo em testes do projeto e pode ser inicializado em sistemas reais com UEFI via systemd-boot. O systemd é usado por toda parte, o Flatpak está disponível para uma ampla base de aplicativos, Wayland e XWayland são utilizados, os drivers mais recentes da Mesa estão presentes e o OSTree fornece atualizações importantes.
O Sistema Operacional do GNOME pode funcionar com alguns dispositivos AArch64. Contudo, para que rode mais perfeitamente, precisa de um hardware x86_64 moderno. Atualmente, existe um instalador em andamento disponível, mas ainda não mesclado.
Então, sim, o sistema operacional GNOME está progredindo pelo menos em termos de uma distribuição de teste. O suporte à máquina virtual estará pronto antes do suporte adequado ao hardware bare metal. As imagens estão sendo exibidas como parte do gnome-build-meta.
Aqueles que desejam saber mais sobre o esforço de desenvolvimento do GNOME podem ver o conjunto de slides de Valentin David, apresentado no GUADEC 2020.
 

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)