Vaza suposto código-fonte do Windows XP

Vaza suposto código-fonte do Windows XPUsuários do 4chan garantem que o código-fonte do Windows XP foi vazado. Tão logo a notícia se espalhou, um usuário do Reddit carregou o código em um arquivo torrent. Daí em diante, ninguém mais conseguiu parar a sangria. Até que o referido código chegasse às mãos de pesquisadores que passaram a investigar melhor o caso.
Para desespero da Microsoft (ou não) os pesquisadores Greg Linares e @RoninDey acreditam que o código vazado seja real. O arquivo torrent contém mais de 42 GB. No entanto, segundo os pesquisadores, não é que o código ocupe isso. Na verdade, é bem pior: o arquivo contém outros programas vazados como Xbox, Windows CE, Windows NT 4, NT 3.5 etc.
O código do Windows XP em si ocupa 2,36 GB no arquivo compactado t5src.7z, que foi carregado de forma independente para o MEGA. Outras pastas, como a do Xbox, são duas vezes maiores, enquanto o código-fonte do Windows CE 5, por exemplo, não ultrapassa alguns megabytes.

Vaza suposto código-fonte do Windows XP e a comunidade faz a festa. Contudo, muito cuidado.

Vaza suposto código-fonte do Windows XP

Em comunidades de desenvolvedores como a Hacker News, a notícia foi celebrada, argumentando que o código poderá ser inspecionado para encontrar vulnerabilidades e entender melhor o Windows. Eles já estão criando derivados do sistema da Microsoft. 
No entanto, há más notícias para a segurança. É um sistema operacional que, infelizmente, ainda está sendo usado em alguns centros públicos, como hospitais, ou em caixas eletrônicos. Em todo o planeta, estima-se que ainda possui 1,26% de participação de mercado, o que representa aproximadamente 25 milhões de usuários.
Por outro lado, o problema é que no Windows 10 ainda há muito código de versões antigas e, segundo o pesquisador Greg Linares, esse vazamento terá um efeito direto na segurança das plataformas atuais, embora ainda seja difícil dizer quanto. O maior impedimento para o uso malicioso é visto no tempo que levará para analisar tantos códigos – dias para qualquer descoberta. No entanto, isso pode não impedir a ação de desenvolvedores de malware.
Tudo o que vier à tona, já que o Windows XP não tem suporte em nenhuma de suas versões, pode danificar seriamente a plataforma e seus usuários. Por todos esses motivos, quando a Free Software Foundation propôs à Microsoft a liberação do código-fonte para o Windows 7, a atitude foi vista como uma loucura. Por ser uma versão ainda mais próxima do Windows 10, os problemas de segurança e propriedade intelectual podem ser ainda maiores.
Este não seria o primeiro vazamento relacionado à Microsoft, como vemos na matéria abaixo:
Vaza código fonte do Windows, Microsoft Office e Azure!

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.