Valve revisa participação de mercado Linux do Steam em dezembro de 2020 para 0,74%

Valve revisa participação de mercado Linux do Steam em dezembro de 2020 para 0,74%Valve revisa participação de mercado Linux do Steam em dezembro de 2020 para 0,74%Os números postados pelo Steam no Dia de Ano Novo para a participação no mercado de jogos Linux de dezembro de 2020 mostraram uma queda de 0,33% para apenas 0,57%. Essa é uma queda bastante grande. No entanto, agora a Valve atualizou seus números e aponta para o Linux ainda regredindo em porcentagem, porém, não tão ruim quanto relatado originalmente.
O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados ajudam a equipe a tomar decisões sobre quais tecnologias devem investir e produtos oferecer.
Depois de estar em 0,9% no mês de novembro, os números revisados de dezembro de 2020 da Valve colocaram a participação no mercado de jogos Linux em 0,74%. Assim, isso representa uma queda de 0,16%. Entretanto, este valor é menos significativo do anterior. Antes, a queda deixaria o tamanho dos jogos Linux para apenas meio por cento.

Valve revisa participação de mercado Linux do Steam em dezembro de 2020 para 0,74%

Valve revisa participação de mercado Linux do Steam em dezembro de 2020 para 0,74%
Quanto à queda de dezembro, há uma série de opiniões sobre o Cyberpunk 2077 aumentando os números do Windows (o Cyberpunk pode rodar no Linux via Steam Play, mas com vários bugs). Além disso, houve um aumento de usuários chineses e as vendas de jogos de inverno (hemisfério norte) beneficiando mais o market share do Linux.
Há também a questão do aumento de usuários do Steam em geral devido ao Cyberpunk 2077. Por outro lado, deve-se levar em consideração também os feriados de Natal e Ano Novo, com muitos tendo folga do trabalho e tendo mais tempo livre para jogar.
Em qualquer caso, os resultados do Steam Survey apontam agora para a porcentagem do Linux em 0,74%, enquanto o macOS está em 2,74% e o Windows em 96,51%.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!