Valve/CodeWeavers lança Proton 5.13-1 com mais jogos para Windows rodando em Linux

Valve/CodeWeavers lança Proton 5.13-1 com mais jogos para Windows rodando em LinuxO desenvolvimento do Proton baseado no Wine tem sido muito silencioso nas últimas semanas, mas felizmente está vivo e funcionando com o lançamento de uma nova versão. Assim, a Valve/CodeWeavers lança Proton 5.13-1 com mais jogos para Windows rodando em Linux.  Com o Proton 5.13-1, há um grande lote de jogos adicionais do Windows agora rodando corretamente no Linux:
Red Dead Redemption 2
Horizon Zero Dawn
MORTE STRANDING
Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes
Final Fantasy XV
Sea of Thieves
Star Wars: Battlefront II
Call of Duty: WWII
Call of Duty: Guerra infinita
Call of Duty: Modern Warfare
Asssassin’s Creed: Rogue
Assassin’s Creed IV Black Flag
South Park: The Fractured But Whole
DiRT Rally 2
Age of Empires II: Edição definitiva
Age of Empires III
Construtores de Dragon Quest 2
Ashes of the Singularity: Escalation
Tron 2.0
AO Tennis 2
Fight’N Rage
Woolfe – The Red Hood Diaries

Valve/CodeWeavers lança Proton 5.13-1 com mais jogos para Windows rodando em Linux

Valve/CodeWeavers lança Proton 5.13-1 com mais jogos para Windows rodando em Linux
Antes de começar, esteja ciente de que ele vem com um problema conhecido com controladores e gamepads em que o hotplug atualmente não funciona em alguns títulos.
O Proton 5.13-1 também traz melhorias na integração do cliente Steam, suporte para melhor manipulação de reprodução de vídeo, suporte aprimorado para vários monitores, correções de reprodução de áudio para vários jogos, correções de renderização de texto e muito mais.
O Proton 5.13-1 se reconstroi no Wine 5.13 upstream enquanto também puxa o DXVK 1.7.2 para a camada de tradução Direct3D-on-Vulkan mais recente e FAudio 20.10. Também é construído com base no Steam Linux Runtime de próxima geração.
Mais detalhes sobre o grande lançamento do Proton 5.13-1 via GitHub. A atualização deve ser lançada em breve como uma opção para usuários do Steam para Linux.

Mais detalhes

Há uma melhor integração do cliente Steam para consertar títulos Call of Duty, Spelunky 2, Torchlight III, Path of Exile e RPG Maker MZ. A reprodução de vídeo é um grande problema, um incômodo constante para o Proton e isso tem sido trabalhado também com suporte aprimorado para bibliotecas de vídeo mais antigas e o trabalho continua nas bibliotecas de vídeo mais recentes. Além disso, títulos como Halo 3, Beyond: Two Souls e Tomb Raider 2 devem ter uma reprodução de áudio melhor.
Eles também atualizaram o Direct3D 9/10/11 para a camada Vulkan DXVK para 1.7.2, FAudio para 20.10, puxaram o mais recente Direct3D 12 para o código Vulkan de vkd3d-proton e agora estão construindo-o a próxima geração do Steam Linux Runtime também. Se você tiver mais de um monitor, haverá suporte “aprimorado” para isso.
A versão do Wine na qual o Proton é baseado, como a versão sugere, também foi aprimorada para o Wine 5.13 e eles disseram que pelo menos 256 de suas alterações do Proton 5.0 foram atualizadas ou simplesmente não são necessárias.
O changelog completo pode ser encontrado aqui. Você pode precisar instalá-lo manualmente no Steam, ele aparecerá como Proton 5.13 na seção Ferramentas em sua Biblioteca Steam. Você pode então selecionar para forçá-lo em jogos individualmente para testar clicando com o botão direito em um jogo, indo para Propriedades e então a seção Steam Play na parte inferior:

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!