Valve anuncia VKD3D-Proton para jogos baseados em D3D12 no Linux

Valve anuncia VKD3D-Proton para jogos baseados em D3D12 no LinuxA ferramenta de compatibilidade Proton da Valve inegavelmente virou a grande chave de virada para jogos no Linux. Antes praticamente sem opções, o Proton trouxe cerca de 6.000 jogos para o Linux nos últimos dois anos. Isso provocou crescimento do uso do sistema para jogar. Então, dentro desta perspectiva de crescimento, a Valve agora começou a trabalhar em um novo projeto para trazer ainda mais jogos exclusivos para Windows no Linux. Hans-Kristian Arntzen, desenvolvedor da equipe Proton da Valve, criou uma biblioteca VKD3D construída sobre o Vulkan. Para marcá-lo como projeto oficial do Proton, ele renomeou o projeto VKD3D-Proton. Assim, a Valve anuncia a chegada do VKD3D-Proton para levar jogos baseados em D3D12 ao Linux.
O Vkd3d é uma biblioteca de gráficos 3D criada sobre o Vulkan for Wine para ativar os jogos do Windows Direct3D 12. Embora a equipe de upstream do Wine tenha continuado a trabalhar no VKD3D, a Valve decidiu desenvolver oficial e livremente a implementação do D3D12 no Proton.
Se você não conhece, o Proton também possui a API do DXVK for DirectX 9/10/11 no Vulkan. Com o VKD3D-Proton, ele visa implementar a API Direct3D 12 completa sobre o Vulkan para o Proton da Valve, que oferece suporte ao Steam Play.

Valve anuncia VKD3D-Proton para jogos baseados em D3D12 no Linux

Valve anuncia VKD3D-Proton para jogos baseados em D3D12 no Linux
O VKD3D-Proton também delineou suas prioridades com desempenho e compatibilidade como objetivos principais, usando os recursos e extensões modernas do Vulkan. Posteriormente, o projeto não pretende adicionar compatibilidade com drivers, sistemas e API independentes do vkd3d.
Portanto, o Vkd3d-proton recomenda o uso dos drivers mais recentes para obter a melhor experiência de jogo do Proton. Para mais detalhes, você pode conferir o repositório GitHub aqui. Parece que são ótimas notícias e esforços da equipe Proton da Valve para trazer mais jogos do Windows, especialmente jogos baseados em D3D12 na plataforma Linux com o Steam Play.
Fossbytes

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.