Vacina da Pfizer/BioNTech’ contra Covid-19 está à venda na dark web

Vacina da Pfizer/BioNTech' contra Covid-19 está à venda na dark webA Dark Web também é saúde. Pelo menos é o que apontam usuários que estão entrando lá. Assim, eles estão encontrando à venda na dark web a nova vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Até aí, nenhuma surpresa já que a Dark Web é o lugar preferido para venda de muita coisa ilegal, passando por drogas até armas.
Essa vacina da Pfizer/BioNTech é a primeira a ser amplamente disponível. O Reino Unido deve começar a implementá-lo na próxima semana. Uma medida urgente pois o coronavírus não para de fazer grandes estragos na saúde e na própria vida de muitas pessoas. Brasil e Estados Unidos, por exemplo, lideram o número de casos e mortes pela doença.
Aqui, o governo promete que somente em março de 2021 serão aplicadas as primeiras doses da vacina. Um quadro desesperador para muita gente. Tanto assim, que outras pessoas apelam para esse mecanismo de venda ilegal. A VICE World News encontrou vários fornecedores na dark web que afirmavam estar vendendo doses da vacina por até US$ 1.300 cada uma.

À venda na dark web, nova vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech é falsaVacina da Pfizer/BioNTech' contra Covid-19 está à venda na dark web

A vacina de mRNA da Pfizer/BioNTech, que demonstrou 95 por cento de eficácia em um ensaio de Fase III com mais de 43.000 participantes, precisa ser enviada e armazenada a -94 ° F (-70 ° C) e dura apenas cinco dias em condições refrigeradas. Portanto, parece muito improvável que as vacinas anunciadas na dark web sejam reais.
De fato, ao pedir aos fornecedores evidências de que o que estavam vendendo era genuíno, os repórteres do VICE World News não conseguiram.
Comentando as descobertas, Chad Anderson, pesquisador de segurança sênior da DomainTools disse:
Não há absolutamente nenhuma garantia de que o que você está comprando de um mercado da dark web é o que você receberá e eu ficaria honestamente surpreso neste caso se essas vacinas fossem legítimas. Se estiverem, isso mostra um vazamento crítico na cadeia de abastecimento, conforme as vacinas da Pfizer chegam no Reino Unido. Se não estiverem, isso mostra que os mercados não controlados da dark web agora proliferam e permitem que os vendedores façam golpes à vontade, especialmente vendo como o fornecedor aqui parece ter uma classificação elevada. Como sempre, encorajamos os usuários a não comprar itens de mercados da dark web e financiar essa economia criminosa.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!