Ubuntu Unity para Raspberry Pi lança versão Alpha 1

Ubuntu Unity para Raspberry Pi lança versão Alpha 1

A distribuição Ubuntu Unity, um sabor não oficial da distro da Canonical, comunicou que saiu a versão 20.04.1 RPi Alpha 1. A sigla se refere ao sistema para Raspberry Pi 4B, 3B + e 3B (arm64).
Tentamos otimizar a construção do Raspberry Pi sem sacrificar o ambiente de desktop completo que o Ubuntu Unity oferece no PC. O Ubuntu Unity para o Raspberry Pi Alpha 1 fornece um ambiente de área de trabalho completo e coeso que pode ser usado para computação de área de trabalho básica. Ele tem todos os novos recursos e correções de bugs de 20.10, mas é baseado em 20.04.1, diz o anúncio oficial.
Ainda de acordo com os desenvolvedores, o i386-arm está incluído na ISO, que configura um ambiente Debian i386 (Stretch) emulado. Isso o ajudaria a executar programas de 32 bits no Raspberry Pi a partir do terminal.
“Observe que você precisará estender manualmente a partição principal do Ubuntu Unity (‘gravável’) para o tamanho do cartão SD. A aceleração de hardware funciona, mas com algumas falhas”, alerta.

Ubuntu Unity para Raspberry Pi lança versão Alpha 1. Veja as variantes compatíveis:

Ubuntu Unity para Raspberry Pi lança versão Alpha 1

Raspberry Pi 4B
Raspberry Pi 3B + (não testado, pode ser lento como 3B)
O Raspberry Pi 3B (funciona, mas é lento)
Raspberry Pi 3A + (não testado, pode ser necessário concluir a configuração em um Raspberry Pi com mais memória e, em seguida, mover o cartão SD para o 3A +)
Pode funcionar em outro Raspberry Pis de 64 bits

Notas de instalação:

balenaEtcher para flashing para o cartão SD.
Para aumentar o espaço disponível para instalação de software etc (partição ‘gravável’), você pode usar o GParted para aumentar o tamanho da segunda partição.

Problemas conhecidos:

Na primeira inicialização (apenas), você verá a tela inicial do Ubuntu Text Plymouth. Solução alternativa: pressione ESC duas vezes para se livrar dele e alterne para a tela inicial padrão do Ubuntu Unity Plymouth.
O WiFi pode não funcionar SOMENTE na primeira inicialização devido a um problema conhecido no Ubuntu. A correção já está comprometida no Ubuntu. Haverá inclusão na próxima versão do Ubuntu Unity RPi. Solução alternativa: conclua a configuração com Ethernet e reinicie assim que fizer login após a configuração.
Os logs detalhados do Ubiquity podem fornecer erros relacionados a alguns arquivos inexistentes. Solução alternativa: você pode ignorá-los com segurança.

Então, ele pode ser baixado da fonte ‘DarkPenguin’ na página de downloads.

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.