Ubuntu 21.04 é lançado oficialmente

Ubuntu 21.04 é lançado oficialmente wallpaper oficial do Ubuntu 21.04
O Ubuntu 21.04 foi oficialmente lançado hoje e está disponível para download no site do Ubuntu. E a nova versão chega junto com os sabores, oficiais ou não, da distribuição Linux mais usada em computadores pessoais.

Com o Ubuntu 21.04, a distribuição chegou a 34 lançamentos oficiais desde 2006, sempre com vários destaques neste período. Esta é uma versão com manutenção de curto prazo, ou seja, as atualizações de segurança, correções importantes e atualizações de softwares devem durar apenas 9 meses.

Os usuários podem baixar e instalar o Ubuntu 21.04 diretamente ou atualizar para o Ubuntu 21.04 a partir de 20.10. Os usuários desta versão poderão atualizar para o Ubuntu 21.10 ainda este ano.

Como opção, você pode pular direto para o download se quiser obter uma cópia para experimentar por si mesmo!

Ubuntu 21.04 ‘Hirsute Hippo’

Ubuntu 21.04 é lançado oficialmente

O Ubuntu 21.04 apresenta o kernel Linux 5.11. Além disso, possui o lançamento pontual do GNOME 3.38 mais recente, melhor integração com o Active Directory da Microsoft e suporte para chave de recuperação para instalações criptografadas. Sendo assim, esta versão vem com GNOME 3.38.5 e é alimentada pelo kernel Linux 5.11.

Há também uma lista de aplicativos, ferramentas e bibliotecas atualizados, um tema escuro aprimorado e o servidor de exibição Wayland agora é a sessão padrão em todos os hardwares que o suportam.

Wayland por padrãoPipewireDiretório pessoalChave de recuperação para instalações criptografadasCapacidade de selecionar um modo de energia em Configurações> EnergiaIntegração aprimorada do Active Directory Tema escuro atualizadoNova extensão de ícones da área de trabalhoKernel do Linux 5.11Python 3.9

Falando sobre o lançamento, Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, disse:

A integração nativa do Active Directory e o Microsoft SQL Server certificado no Ubuntu são as principais prioridades de nossos clientes empresariais . Para desenvolvedores e inovadores, o Ubuntu 21.04 oferece Wayland e Flutter para gráficos mais suaves e desenvolvimento de plataforma cruzada limpo, bonito e baseado em design.

Recentemente, publicamos um vídeo analisando muitas dessas mudanças:

Onde fazer o download do Ubuntu 21.04

Você pode baixar o Ubuntu 21.04 do site oficial do Ubuntu usando este link:

Baixe o Ubuntu 21.04 (.iso de 64 bits)

Baixe o Ubuntu 21.04 (.torrent)

Como a imagem tem 2,82 GB de tamanho, certifique-se de ter uma conexão boa (e não uma rede móvel) antes de clicar no botão de download.

Quando o download for concluído, você precisará gravar a imagem.iso em um stick USB. Use uma ferramenta de código aberto como o Etcher para fazer isso. Em seguida, coloque o USB em uma porta vazia no computador em que deseja instalar o Ubuntu e ligue-o, escolhendo inicializar a partir do USB.

Atualização do Ubuntu 21.04

Executando o Ubuntu 20.10? Você poderá atualizar para o Ubuntu 21.04 diretamente nos próximos dias. Isso é muito mais fácil do que começar com uma nova instalação, pois mantém todos os seus arquivos, aplicativos e configurações de aplicativos intactos – fique de olho na notificação!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)