Ubuntu 21.04 Beta lançado

Conforme a promessa, saiu a versão beta do Ubuntu 21.04 que foi lançado repleto de novidades. Assim, sejam desenvolvedores ou usuários comuns, já é possível baixar e testar as muitas mudanças da nova versão “Hirsute Hippo”. E fica o alerta que esta será a única versão de testes que foi planejada. Além disso, quem instalar a distro usando esta imagem pode atualizar para a versão final do Ubuntu 21.04 assim que chegar no final deste mês. Então, basta instalar todas as atualizações à medida que chegam. 

E caso alguém tenha perdido o comunicado, a versão estável final do Ubuntu 21.04 será para 22 de abril de 2021.

Ubuntu 21.04 Beta lançado: novos recursos

Ubuntu 21.04 Beta lançado

Quem já acompanha tudo isso há algum tempo sabe que o Ubuntu 21.04 não é um lançamento cheio de recursos. Embora haja algumas coisas novas importantes, a maioria das mudanças diz respeito a pequenos polimentos e, portanto, não são muito empolgantes.

O Ubuntu 21.04 usa o Wayland por padrão. Sim, é uma sensação de déjà vu que você está experimentando, pois o Ubuntu 17.10 usava o Wayland por padrão. No entanto, os desenvolvedores reverteram para o Xorg na versão seguinte.

O suporte ao Wayland do Ubuntu melhorou desde 2017?

Esta é uma resposta que deve sair com os testes, uma vez que o desempenho depende do hardware e do software. Depende também, é claro, do que você tenta fazer na máquina: se usa de forma mais simples ou se necessita para jogos pesados, por exemplo..

Por outro lado, o Ubuntu 21.04 usa kernel Linux 5.11. Esta atualização traz uma variedade de melhorias, incluindo melhor suporte de hardware, novos drivers de dispositivo, correções de bugs, desempenho mais rápido do sistema de arquivos e, notavelmente, desempenho significativamente aprimorado das placas gráficas Radeon RX 6800 series.

Tema escuro por padrão

De mudanças ‘invisíveis’ para outras que você não pode deixar de perder: o Ubuntu 21.04 agora usa um tema escuro por padrão. Isso é apenas para a UI do GNOME Shell, incluindo menus da barra superior, listas rápidas de encaixe, notificações, calendário/bandeja de notificação e diálogos Shell modais.

Além dos ajustes de tema, o Hirsute também vem com um punhado de novos ícones que os fãs mais atentos do Ubuntu podem estar interessados ??em detectar. Isso inclui novos ícones para transmissão e os programas individuais no pacote LibreOffice:

Ubuntu 21.04: novos íconesOs novos ícones do LibreOffice misturam menos cores

Por falar no GNOME Shell, esta versão é baseada no GNOME Shell 3.38.4. Estas são algumas revisões superiores à versão disponível no Ubuntu 20.10, lançada em outubro passado, mas não adiciona nenhum recurso novo, apenas várias correções de bugs.

GNOME 40 só no fim do ano

Os desenvolvedores do Ubuntu sentiram que o GNOME 40 fez muitas mudanças para incluir neste ciclo. O plano é que o Ubuntu obtenha o GNOME 40 (ou GNOME 41) no Ubuntu 21.10.

Uma extensão de ícones de área de trabalho melhor com suporte total para arrastar e soltar, melhor dimensionamento e espaçamento e uma infinidade de configurações adicionais para configurar e ajustar seu comportamento está incluída por padrão.

Programas

Versões atualizadas de muitos aplicativos de código aberto estão presentes, incluindo Mozilla Firefox 87, Thunderbird 78.8 e a versão mais recente do LibreOffice 7.1.

Nenhuma grande surpresa nisso. O Ubuntu sempre carrega as últimas versões estáveis.

O que é uma surpresa é ver que alguns dos aplicativos GNOME 40 mais recentes são incluídos por padrão! Isso inclui versões atualizadas do System Monitor (que tem novos ícones de guia), o aplicativo de personagens (agora responsivo) e o Disk Usage Analyzer.

Os últimos lançamentos de Weather e Epiphany e alguns outros aplicativos básicos do GNOME também estão disponíveis nos repositórios, o primeiro apresentando um redesenho carregado de informações e o último vindo com guias altamente aprimoradas.

Infelizmente, Software, Nautilus, To-Do e Evince são as compilações 3.38.

Finalmente, há um novo papel de parede padrão para ficar de boca aberta e um punhado de novos papéis de parede de fotos (todos de hipopótamos, naturalmente) para alternar entre eles.

Baixe o Ubuntu 21.04 Beta

Você pode baixar o Ubuntu 21.04 do servidor de lançamento do Ubuntu clicando no botão laranja grande. Isso vai baixar o beta mais recente .iso (pesando 2,6 GB do tamanho de um hipopótamo). Os demais sabores do Ubuntu também lançaram as versões beta.

Baixe o Ubuntu 21.04 Beta (.iso de 64 bits)

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.