Três DIPLOMAS são lançados para caçadores de imagens em SSTV

Por Alisson, PR7GA


O fim de 2020 trouxe muita diversão para os caçadores de diplomas em SSTV. Agora, parece que a situação vai se repetir. Desta vez, três diplomas estarão disponíveis para os caçadores de imagens, aproveitando os seis dias de transmissões em SSTV que a ISS estará promovendo entre 21 e 26 de junho, conforme anunciamos anteriormente. Falaremos sobre cada um a seguir.

1. Diploma “ARISS SSTV”


Requisito: Receber e decodificar ao menos 1 (uma) imagem  transmitida durante o período  do evento, de 21/06/2021 a 26/06/2021 com qualidade suficiente para ser identificada. Não é necessário que esteja completa. A imagem precisa ser enviada para a página www.spaceflightsoftware.com/ARISS_SSTV/submit.php. Após enviar a imagem, preencha o formulário neste link para solicitar seu diploma. O prazo máximo para solicitar acaba no dia 29 de junho de 2021 às 23:59 UTC. Os diplomas serão enviados a partir de 15 de julho.


Mais informações: clique aqui


2. Diploma “SSTV Indonesian Space Explorer”

Este diploma tem três categorias, Básico, Ouro e Platina. Cada categoria tem um requisito para concorrer:
1. Básico: Necessário receber ao menos UMA imagem com no mínimo 50% de decodificação.
2. Ouro: Necessário receber ao menos DUAS imagens com no mínimo 70% de decodificação cada uma.
3. Platina: Necessário receber ao menos TRÊS imagem com no mínimo 95% de decodificação cada uma.
Para concorrer, é preciso escolher uma das categorias acima para concorrer e enviar as imagens correspondentes para a organização do diploma. Dependendo de como estão as imagens, a comissão organizadora concederá o diploma adequado. Não está claro na página oficial, mas aparentemente só é possível receber UM dos três diplomas. Por isso, escolha com cuidado!
As imagens devem ser enviadas até o dia 30 de junho às 16:59 UTC, ou 13:59 horário de Brasília, EXCLUSIVAMENTE por meio de um link que será disponibilizado em breve pelos organizadores. Assim que publicarem, iremos atualizar esta página.
Os diplomas estarão disponíveis em https://www.inspace.club/

3. Diploma “AMSAT-Argentina ISS SSTV”

Requisito: receber e decodificar 15 (quinze) imagens transmitidas pela ISS em SSTV em pelo menos dois eventos diferentes, separados pelo menos por um mês, e recebidas a partir de 2019. Além disso, as imagens precisam ser enviadas para o endereço http://lu7aa.org/index.php?dir=upload%2FISS-SSTV%2F em no máximo DUAS horas após serem recebidas. De longe, este é o diploma mais difícil de ser obtido, mas vale a pena! 

Maiores informações: http://amsat.org.ar/certdiplomap.htm

Para rastrear a ISS e saber quando ela passará sobre o seu QTH, a forma mais fácil é utilizando o aplicativo “ISS Detector”, disponível gratuitamente na Play Store. Outra forma é utilizando sites como:

http://amsat.org.ar/pass.htm?satx=iss
https://www.n2yo.com/?s=25544
https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544

Atenção: é necessário informar, no caso dos sites acima, o local aonde você se encontra para que o rastreamento seja correto. No caso do aplicativo, ele detecta automaticamente com base no GPS do celular.

Boa sorte a todos! 


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.