TIM usa IA da IBM no autoatendimento

A TIM adotou o uso de inteligência artificial em sua central de relacionamento. O projeto foi implementado pela consultoria da IBM, com um assistente virtual usando o Watson Assistant na nuvem pública da empresa. A iniciativa permite o autoatendimento para usuários da operadora.

O autoatendimento cognitivo da TIM responde por voz a dúvidas ou problemas dos consumidores sobre questões relacionadas aos benefícios de cada plano e pagamento de contas. Além disso, realiza serviços como contratação de dados, desbloqueio de linhas, contestação de informações, entre outros.

Desde o lançamento do assistente virtual, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados. Durante esse período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%.

Em paralelo, a retenção definitiva aumentou 85%. Ou seja, reduziu-se o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato na central. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!