TCU exige plano de transformação digital do governo

TCU

Foto: TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao governo federal que apresente um projeto com cronograma para a elaboração de Planos de Transformação Digital em órgãos da administração pública federal que ainda não disponham do instrumento.

Os responsáveis pela execução da tarefa serão a Secretaria Especial de Modernização do Estado, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SEME), e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia. O prazo dado é de 90 dias.

Em relatório apresentado na quarta-feira, 3, o Tribunal ainda revelou que até o final do ano passado havia 90 órgãos e entidades da administração federal com planos aprovados. No entanto, cerca de 100 organizações públicas não possuem o instrumento para transformação digital dos serviços, descumprindo art. 3º do Decreto 10.332/2020.

De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo, essa situação é inaceitável, visto que o desenvolvimento dos planos é essencial para o alcance da condição de país 100% digital e à consequente desburocratização das relações entre o cidadão e o Estado. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.