SUSE Linux Enterprise 15 SP2 é oficialmente lançado

SUSE Linux Enterprise 15 SP2 é oficialmente lançadoA SUSE anunciou hoje o segundo Service Pack (SP2) da mais recente série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15 que foi lançado oficialmente. Chegando mais de um ano após o SP1 e dois anos após o lançamento da série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15, o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2 está aqui para ajudar as empresas a acelerar ainda mais a inovação e melhorar a produtividade adicionando novas camadas de funcionalidade e componentes atualizados e tecnologias modernas.

Os destaques do SUSE Linux Enterprise 15 SP2 incluem:

imagens de nuvem atualizadas para Alibaba, Azure, AWS, Google, IBM e Oracle;
capacidade de implantar sistemas HPC de grande escala na AWS, com suporte para CPUs Graviton2 baseadas em ARM;
e interfaces de rede Elastic Fabric Adapter nas instâncias do Amazon EC2;
segurança aprimorada com pacotes prontos para certificação FIPS 140-2.

Ele também oferece suporte ao SUSE Linux Enterprise Live Patching para sistemas IBM Z e LinuxONE, suporte ao IBM Secure Execution e Secure Boot para proteger as instalações do IBM Z contra ameaças externas, suporte para instalações offline completas e seguras para implantações, além de suporte para configurar a criptografia de disco local e remota.

SUSE Linux Enterprise 15 SP2 é oficialmente lançado

SUSE Linux Enterprise 15 SP2 é oficialmente lançado
O SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2 também traz melhorias nas implantações locais, além de suporte para o hardware mais recente, incluindo a arquitetura Fujitsu A64FX ARM e os futuros processadores AMD EPYC. Facilita a migração dos serviços SAP HANA e SAP S/4HANA em sistemas híbridos e em nuvem e aprimora o suporte ao idioma chinês.
As soluções SUSE, incluindo o SUSE Linux Enterprise, são projetadas para a transformação de TI, disse Thomas Di Giacomo, presidente de engenharia e inovação da SUSE.
Com o SUSE e usando o verdadeiro software de código aberto, os clientes podem simplificar seus ambientes existentes e facilitar a transformação que lhes permitirá tirar proveito da computação moderna à medida que aceleram a inovação em seus negócios.
Por último, o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2 adiciona suporte para as mais recentes tecnologias GNU/Linux e Open Source, incluindo, entre outros, os servidores de banco de dados PostgreSQL 12 e MariaDB 10.4, os softwares de gerenciamento e monitoramento Maven, Prometheus e RabbitMQ, além de como suporte para CPUs NVIDIA Tegra X1 e Tegra X2 ARM e suporte para os mais novos modelos Raspberry Pi 4.

Para baixar

O SUSE Linux Enterprise 15 SP2 está disponível para download e pode ser usado de forma gratuita por até 60 dias no site oficial das arquiteturas de hardware de 64 bits (x86-64), ARM, IBM POWER, IBM Z e LinuxONE. A série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15 possui um ciclo de vida de 13 anos, que inclui 10 anos de suporte geral e 3 anos de suporte estendido.
O sistema operacional openSUSE Leap 15.2 lançado recentemente é baseado no SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2, caso você opte por uma versão grátis mas que não terá o mesmo tempo de suporte.

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.