Steam Play Proton trabalha para reduzir latência

A Valve continua trabalhando pesado para melhorar ainda mais o recurso Proton que faz parte do Steam Play para facilitar o uso de jogos nas distribuições Linux. Então, neste sentido, as atualizações mais recentes para a construção do Proton Experimental da Valve para o Steam Play devem oferecer latência de entrada mais baixa.

Desenvolvedor de longa data da Valve focado nos esforços da empresa em relação ao Linux, tweetou sobre latência de entrada mais baixa. Pierre-Loup Griffais explicou: “O último Proton Experimental contém melhorias de latência de entrada, especialmente para jogos VSynced ou jogos vinculados à GPU rodando abaixo de 60FPS. As mudanças afetam como os frames são cronometrados em um nível muito baixo, então vai precisar de muitos testes para fazer certifique-se de que não há regressões sutis.“

Latest Proton Experimental contains input latency improvements, especially for VSynced games, or GPU-bound games running below 60FPS. The changes affect how the frames are timed at a pretty low level, so it'll need lots of testing to make sure there aren't subtle regressions.— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) June 6, 2021

Steam Play Proton trabalha para reduzir latência

Steam Play Proton trabalha para reduzir latência

Esta é uma mudança muito importante. No entanto, deve levar algum tempo antes de ser promovido fora do experimental. Aqueles que desejam obter o código Experimental do Proton mais recente podem encontrá-lo no GitHub.

O estado Experimental do Proton desta semana também puxa DXVK-NVAPI como o componente mais recente, usa DXGI do DXVK por padrão, um instantâneo VKD3D-Proton mais recente e outras alterações.

Vulkan 1.2.180 lançado com duas novas extensões

Já o Vulkan 1.2.180 é a última revisão desta interface gráfica e computacional. Sendo assim, o Vulkan 1.2.180 vem com uma série de correções e esclarecimentos para a especificação, além da adição de mais duas extensões.

As novas extensões do Vulkan 1.2.180 incluem:

VK_KHR_shader_subgroup_uniform_control_flow 

A extensão VK_KHR_shader_subgroup_uniform_control_flow permite o uso da extensão SPIR-V SPV_KHR_subgroup_uniform_control_flow em módulos de sombreador. Esta extensão SPIR-V, por sua vez, fornece garantias mais fortes de que os subgrupos divergentes se reconverterão. Esta extensão foi desenvolvida pelos engenheiros da NVIDIA e do Google.

VK_EXT_global_priority_query

A extensão de dispositivo VK_EXT_global_priority_query permite consultar as prioridades globais da fila com suporte por uma família de filas. “Ele permite que as implementações relatem quais níveis de prioridade global são tratados de maneira diferente pela implementação, em vez de mapear silenciosamente vários níveis de prioridade global solicitados para a mesma prioridade interna, ou usar falha de criação de dispositivo para sinalizar que uma prioridade solicitada não é suportada. principalmente para uso pela integração do sistema junto com certas regras de aplicação de prioridade específicas da plataforma. “

Isso é tudo para esta atualização de rotina da API Vulkan com o resto das alterações sendo apenas a rotatividade de especificações usual. A especificação atualizada está disponível em Vulkan.org.

Via Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)