Steam client traz o PipeWire Desktop Capture no Linux e reduz os tamanhos de pré-cache do Vulkan

A Valve lançou uma nova atualização estável do Steam Client que traz várias melhorias e novos recursos para jogadores de Linux, bem como mais correções de bugs para uma experiência de jogo estável e confiável. A nova atualização estável do Steam Client vem com muitos benefícios para usuários do Linux. O primeiro item que merece ser destacado é a disponibilidade do recurso de captura de desktop PipeWire. Este recurso pode ser habilitado se você iniciar o Steam Client com a opção de linha de comando -pipewire. Portanto, a última atualização do Steam client traz o PipeWire Desktop Capture no Linux e reduz os tamanhos de pré-cache do Vulkan.

Ele também reduz o tamanho dos conjuntos de dados de pré-cache do Vulkan dividindo-os e criando versões de acordo com os recursos do driver gráfico, bem como das versões do Proton disponíveis em seu sistema. Devido a essa mudança, os conjuntos de dados de pré-cache do Vulkan começarão do zero após a atualização para a nova versão do cliente Steam.

Além disso, esta versão corrige alguns bugs, incluindo um problema em que os jogos Linux viam vários controladores quando o suporte de configuração do Steam Controller estava habilitado, e um bug em que o cliente Steam Linux não recebia nenhuma entrada do controlador após iniciar o streaming.

Steam client traz o PipeWire Desktop Capture no Linux e reduz os tamanhos de pré-cache do Vulkan

Steam client traz o PipeWire Desktop Capture no Linux e reduz os tamanhos de pré-cache do Vulkan

Além dessas mudanças específicas do Linux, a nova atualização do Steam Client melhora o manuseio de arquivos corrompidos do jogo, reutilizando o máximo possível do arquivo corrompido para economizar largura de banda ao baixar os dados corretos para aquele arquivo, melhora a lenta reconexão com o Steam Client após retomar o sistema da suspensão e melhora o manuseio de vários controladores do PlayStation 5 conectados por meio do aplicativo Steam Link.

O recurso Steam Cloud também foi aprimorado nesta versão, permitindo a capacidade de transferir grandes arquivos de jogos salvos para usuários com largura de banda de upload limitada, aumentando o tempo de upload e abordando um loop infinito de tentativas para downloads de arquivos em segundo plano com falha.

A nova versão estável do Steam Client será baixada e instalada automaticamente na próxima vez que você reiniciar o aplicativo. Você também pode atualizar manualmente para a nova versão clicando no item de menu “Check for Steam Client Updates” no menu Steam. Portanto, atualize o quanto antes para obter as novidades.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!