Este fim de ano está um espetáculo para quem gosta de colecionar diplomas. Já anunciamos o primeiro deles na matéria passada sobre os detalhes das transmissões da ISS neste final de 2020. Clique aqui para saber mais. Porém mais três outros diplomas estão disponíveis para os caçadores de imagens. Falaremos sobre cada um a seguir.
1. Diploma “ARISS SSTV”
Mais informações: clique aqui
2. Diploma “Russia ISS SSTV”
Requisito: receber e decodificar 3 (três) imagens transmitidas pela ISS em SSTV nos dias do evento, de 24/12/2020 a 31/12/2020. ATENÇÃO! As imagens enviadas para receber o diploma devem ter sido recebidas em dias diferentes. Não valem na mesma data! Você também precisa anotar a data em que recebeu cada imagem, pois será necessário informar. Cada imagem deve ter pelo menos 90% de seu tamanho original e ter qualidade aceitável. Enviar as imagens por meio do formulário neste link.
Quando for preencher, atente para a forma correta de colocar a data, que é a forma internacional, onde o mês vem antes do dia. Desta forma, por exemplo se a data foi 28 de dezembro de 2019, você deve escrever no formulário assim: 12/28/2019.
As imagens nos formatos JPG ou PNG podem ser enviadas durante todo o período do evento, mas o prazo limite é 12 horas após o término das transmissões. Fique atento! Os diplomas em formato PDF serão enviados por e-mail em até 30 dias após o final do evento.
3. Diploma “SSTV Indonésia”
Requisito: receber 2 imagens em dias diferentes
da ISS durante 24 e 31 de dezembro de 2020. As imagens devem ser originais (sem qualquer tipo de edição) e ter sido no mínimo 50% decodificadas e ter sido recebidas em dias diferentes. Não valem na mesma data! Você também precisa anotar a data em que recebeu cada imagem, pois será necessário informar. Elas devem ser renomeadas no formato “data_horautc_indicativo” Ex: 24122020_0340_PR7GA.jpg. Prazo máximo para pedir: 1º de janeiro de 2021 às 23h59 UTC.4. Diploma “AMSAT-Argentina ISS SSTV”
Requisito: receber e decodificar 15 (quinze) imagens transmitidas pela ISS em SSTV em pelo menos dois eventos diferentes, separados pelo menos por um mês. Além disso, as imagens precisam ser publicadas em no máximo uma hora após serem recebidas. De longe, este é o diploma mais difícil de ser obtido, mas vale a pena!
Maiores informações: http://amsat.org.ar/certdiplomap.htm
Para rastrear a ISS e saber quando ela passará sobre o seu QTH, a forma mais fácil é utilizando o aplicativo “ISS Detector”, disponível gratuitamente na Play Store. Outra forma é utilizando sites como:
http://amsat.org.ar/pass.htm?satx=iss
https://www.n2yo.com/?s=25544
https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544
Atenção: é necessário informar, no caso dos sites acima, o local aonde você se encontra para que o rastreamento seja correto. No caso do aplicativo, ele detecta automaticamente com base no GPS do celular.
Muitas emoções na virada do ano aguardam todos os caçadores de imagens! Boa sorte a todos!
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA