SSTV: Estação Espacial irá transmitir novamente no final do ano e vale DIPLOMA!


Por Alisson, PR7GA



A ARISS, entidade responsável pelas atividades radioamadoras na Estação Espacial Internacional, acaba de anunciar no Facebook e no Twitter um novo evento de transmissões em SSTV a partir da ISS. Desta vez, teremos bastante tempo e oportunidades para decodificar as imagens: cinco dias ininterruptos de transmissão, iniciando em 26/12 e finalizando no último dia de 2021.

Início: – 26 Dez às 18:25 UTC (15:25 horário BR)
Final: – 31 Dez às 17:05 UTC (14:05 horário BR)
Lembrando que a frequência de transmissão será a usual, em 145,800 MHz, e o modo de transmissão deverá ser PD120. Os que perderam ou não tiveram condições de receber imagens na curta transmissão no início do mês terão agora uma excelente oportunidade de “caça” durante estes cinco dias para tentar captar as 12 imagens que devem ser transmitidas no período. 
Como sempre, para receber as imagens basta estar num local aberto e sem obstáculos (uma montanha ou o topo de um edifício), um HT sintonizado em 145,800 MHz e um celular com o aplicativo ROBOT36. Saiba mais detalhes no final deste texto.

DIPLOMA ECRA SSTV 4ª EDIÇÃO

Quem conseguir decodificar alguma imagem, poderá solicitar um CERTIFICADO ECRA SSTV 4ª EDIÇÃO, bastando preencher e enviar o formulário com sua imagem pelo endereço

O prazo máximo para envio é até DOMINGO, dia 09/01/2022. Imagens parciais são válidas, desde que possam ser identificadas.


ATENÇÃO! O diploma será disponibilizado no site do QTC da ECRA após o prazo final, de acordo com nossa disponibilidade para produzi-lo. Por favor, seja paciente.


ATTENTION! The diploma will be available on the QTC ECRA website AFTER deadline. Please be patient.

COMO RECEBER IMAGENS EM SSTV


O modo SSTV, apesar de parecer novidade, já tem mais de 50 anos de idade. Segundo o colega Roland, PY4ZBZ, foi criado pelo colega Copthorne McDonald, VY2CM, em 1957. Seu uso foi regulamentado em 1968 nas faixas de radioamador. Aliás, para saber mais detalhes sobre SSTV, acesse o excelente site do Roland, no seguinte endereço:


Para receber as imagens, há basicamente duas formas. A primeira, mais fácil, é utilizando qualquer celular Android. Existe um aplicativo chamado “Robot36” que transforma qualquer aparelho num decodificador de imagens SSTV. Para instalar o aplicativo, que é totalmente gratuito, basta acessar a Play Store e fazer a busca por “Robot36”. Ou então, acesse o atalho abaixo:



Após instalar, a sua tela fica assim:


Para que ele decodifique as imagens, basta deixá-lo rodando e posicionar o celular próximo do auto-falante do rádio. Ele irá capturar as imagens transmitidas pela ISS e automaticamente irá salvá-las na galeria do seu celular, e assim você poderá compartilhá-las como desejar. 

Uma segunda forma é utilizando um computador. Para windows, temos o programa MMSSTV, criado pelo colega japonês Makoto Mori, JE3HHT. É totalmente gratuito e pode ser baixado no seguinte link: 


A sua tela é assim:


O programa acima também pode ser perfeitamente utilizado por quem utiliza outros sistemas operacionais como o Linux ou mesmo o MacOS, dos computadores da Apple. Basta utilizar um emulador, como o Wine, e ele rodará tranquilamente. Ele também captura automaticamente as imagens decodificadas.


Não percam!







Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.