Sony publica um driver oficial do Linux para os controladores DualSense do PlayStation 5

Sony publica um driver oficial do Linux para os controladores DualSense do PlayStation 5O Natal também trouxe surpresas em relação à tecnologia. A Sony publica um driver oficial do Linux para os controladores DualSense do PlayStation 5 que devem melhorar muito a performance. Segundo a Sony, o novo driver de kernel Linux “hid-playstation” não traz somente o controlador DualSense do PlayStation 5. Assim, do mesmo modo, ele será usado para oferecer suporte a outro hardware PlayStation no Linux.
Este novo driver do kernel Linux suporta o controlador de jogo PlayStation 5 “DualSense” nos modos USB e Bluetooth. Todas as principais funcionalidades, juntamente com LEDs, sensores de movimento, touchpad, bateria, barra de luzes e ruído são suportados por este driver oficial do Sony Linux.

O kernel Linux já possui o driver “hid-sony” existente, enquanto este controlador de jogo do PlayStation 5 vem com o driver hid-playstation. Ao anunciar o novo driver, eles estão planejando mover parte do suporte de hardware da Sony Interactive Entertainment dos drivers hid-sony existentes para os drivers hid-playstation.

Sony publica um driver oficial do Linux para os controladores DualSense do PlayStation 5

O driver hid-sony continuará a ser mantido e usado por dispositivos Sony mais amplos. Este novo driver segue a mudança de cerca de um ano atrás da Sony “oficialmente” mantendo o driver de entrada Linux oculto .
O driver Linux expõe a funcionalidade DualSense como um ‘dispositivo de composição’ semelhante ao DualShock 4 em hid-sony, abrangendo vários frameworks. Primeiro, ele expõe 3 nós evdev para respectivamente o ‘gamepad’, ‘touchpad’ e ‘sensores de movimento’. A estrutura FF é usada para fornecer recursos básicos de rumble. A classe leds é usada para implementar os LEDs indicadores do Player abaixo do touchpad do DualSense, enquanto o novo ‘leds-class-multicolor’ é usado para as barras de luz próximas ao touchpad.
Ainda não são suportados novos recursos exclusivos introduzidos pelo DualSense, como Adaptive Triggers e Haptics baseado em VCM. Esses recursos requerem uma grande quantidade de dados e estruturas de dados complexas. Não está claro como expor isso. As estruturas Evdev e FF atuais são muito limitantes. Esperamos ter um diálogo sobre como expô-los ao longo do tempo de uma forma genérica.

Tamanho

Este novo driver vem com pouco mais de 1.400 linhas de código em sua forma inicial voltada para o controlador PS5. Ao fazer a transição do suporte para hardware mais antigo para este novo driver, também há uma promessa de cobertura de teste de unidade e muito mais.

O novo driver HID-PlayStation está atualmente em revisão e ainda não está na fila para a instalação. Porém, aqueles que desejam experimentá-lo podem encontrar os 13 patches disponíveis para teste.
Separadamente, SDL 2.0.14 também foi lançado esta semana com seu suporte de mapeamento inicial para os botões de controle do PlayStation 5.
Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!