Siri da Apple poderá alterar o tom da voz no futuro

Um pedido de patente publicado ontem, mostra que a Apple pode estar testando novas maneiras de o Siri falar com base nas condições ambientais. Isso daria ao Siri uma funcionalidade semelhante à plataforma Amazon Alexa, podendo alterar o tom de voz para sussurrar ou gritar, por exemplo.

siri-da-apple-podera-alterar-o-tom-da-voz-no-futuroImagem: MacMagazine

Conforme observado pelo AppleInsider, “a Apple está pesquisando como detectar os níveis de ruído ambiental e os padrões de voz do usuário para que o Siri possa responder com um grito ou sussurro, conforme necessário”.

A patente traz à tona, basicamente um desejo dos usuários de verem o Siri ainda mais implementado, assim como outros assistentes de voz, por exemplo. Inclusive, a Apple foi criticada porque outros assistentes de voz já podem fazer isso. Alexa, por exemplo, pode sussurrar se você sussurrar para ela. O Siri, por sua vez, não entende a diferença entre um ambiente lotado ou muito silencioso e, realmente precisa dessa atualização.

Patente da Apple para melhorias de voz no Siri

Se a Apple continuar trabalhando nesta patente, a Siri poderá em breve falar em tom de voz diferente:

“O aparelho de áudio (…) quando executado pelo processador, faz com que o aparelho selecione um volume de reprodução de acordo com o modo de fala classificada, uma ou mais pistas, ou uma combinação dos mesmos, e para emitir a fala sintetizada no volume de reprodução selecionado . ”

Isso significa que, se você tivesse que aumentar sua voz para que o Siri pudesse ouvi-lo, o assistente de voz responderia em um volume modulado mais alto. Ou, se você tiver um mini HomePod ao lado da cama e sussurrar para o Siri “definir o alarme para as 6 horas”, o assistente poderá sussurrar um “Eu defini o alarme” em vez de falar em sua voz normal. Se o (a) seu (sua) parceiro (a) estiver dormindo ao lado, certamente ele vai agradecer. Até porque, ninguém merece ser acordado com o Siri definindo alarme, por exemplo.

Ano após ano, a Apple está aprimorando o Siri. Por exemplo, o assistente de voz conhece 20 vezes mais fatos do que há três anos. No WWDC19, a Apple anunciou uma voz mais humanizada para o assistente virtual, falando frases com mais clareza. Com o iOS 14.5, o Siri também recebeu duas novas vozes inglês-americano.

O mínimo que o assistente virtual merece é ainda mais atualização para melhorar ainda mais o seu padrão e, no mínimo, se igualar aos demais assistentes virtuais do mercado. Esperamos ver um Siri totalmente repaginado em breve, podendo alterar o tom de voz. Não quero gritar com o Siri, no mínimo, sussurrar para ele.

Com informações de: 9to5Mac

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)