Segundo GSA, 28 operadoras em 16 países já estão entregando 5G em mmWave

Um relatório da Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) demonstrou que 28 operadoras em 16 países já estão entregando 5G em ondas milimétrica (mmWave). Outros 19 anunciaram que pretendem licenciar as faixas acima de 24 GHz até o fim de 2022, dentre eles o Brasil, cujo leilão está previsto para a metade deste ano.

Na América Latina, outros países também estão planejando o leilão, como o Uruguai, que pretende fazer o leilão até o fim deste ano, e México, a partir de 2023. A Colômbia ainda está na fase de consultas. Por sua vez, o Peru e a Costa Rica já definiram o plano do leilão mmWave e quais serão as frequências alocadas.

No total, 180 operadores em 45 países estão investindo em mmWave, na forma de testes, aquisição de licenças, planejamento de entregas. Desses, 132 provedores em 22 países já receberam faixas mmWave para o desenvolvimento da 5G.

Ao mesmo tempo, o GSA classificou o suporte de dispositivos 5G para as faixas acima de 24 GHz como em “estado inicial”. Por enquanto, empresas anunciaram 112 dispositivos que são ou serão compatíveis para a quinta geração. 70 desses dispositivos já estão disponíveis comercialmente.

FONTE: TeleSíntese
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.