Samsung descreve seu roteiro de fabricação de chips

Durante o Samsung Foundry Forum anual, Choi Si-young, presidente e chefe do Negócio de Fundição da Samsung, falou sobre o futuro da produção de chips da Samsung e o que a escassez global significará nesse processo. Si-young falou sobre o roteiro da Samsung para a fabricação de chips de 3 nm e 2 nm.

A Samsung pretende se manter competitiva apesar da escassez global de componentes. De acordo com Si-young, a Samsung vai “liderar as tecnologias mais avançadas, ao mesmo tempo que leva a escala do silício um passo adiante”.

Dessa forma, mesmo com a escassez, a empresa espera que “poucas empresas estejam equipadas para competir nesta nova fronteira em escala de processos”. Talvez a Samsung saia na frente nessa corrida pela fabricação de chips.

Planejamento para a fabricação de chips pela Samsung

A Samsung planeja iniciar a produção em massa de chips no processo de 2nm em 2025. A atual geração de smartphones da Samsung e da Apple (fabricados pela Samsung, Qualcomm e TSMC) são alimentados por SoC’s baseados no processo de 5nm.

No entanto, a fabricante de chips espera começar a produzir os primeiros chips de 3 nm no primeiro semestre de 2022. Esses novos chips devem aumentar o desempenho em 30% e usar a metade da potência graças ao nó 3 nm gate-all-around (GAA).

Tudo isso é esperado enquanto o chip ocupa até 35% menos espaço do que seu equivalente de 5 nm. Os chips de 3nm serão produzidos na fábrica da Samsung em Pyeongtaek, na Coréia, que atualmente está sendo expandida para suportar maior capacidade.

Além disso, há também uma fundição planejada para os EUA, embora os detalhes sobre sua localização sejam escassos. Enquanto isso, a segunda geração de chips de 3 nm deve começar a ser produzida em 2023. Com esse cronograma um tanto quanto apertado, só em 2025 seria possível a fabricação de chips de 2 nm.

A empresa ainda revelou que os chips no processo de 2 nm estão em estágio inicial de desenvolvimento. Eles usarão o GAA e a tecnologia FET de canais de várias pontes, que também está em desenvolvimento. De acordo com o cronograma da empresa, esses chips devem chegar no segundo semestre de 2025. Então, a Samsung tem muito tempo para produzir os chips de nó de 2 nm.

samsung-descreve-seu-roteiro-de-fabricacao-de-chipsImagem: YouTube

Esperamos que os ganhos de “qualidade” nos próximos chips da Samsung sejam tão incríveis quanto a empresa promete e, claro, que cheguem logo até os usuários, mas aí vai ser uma questão apenas de tempo agora.

Via: GSMArena

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!