Samba 4.15 lançado com experiência CLI aprimorada e interface VFS modernizada

Embora exista agora o KSMBD com Linux 5.15 para oferecer um servidor de arquivos SMB no kernel, seu escopo é muito mais limitado do que o do projeto Samba no espaço do usuário. Com isso dito, o Samba 4.15 já foi lançado com seu lote mais recente de recursos e melhorias para suporte a SMB/CIFS de código aberto no Linux e outras plataformas. Assim, o Samba 4.15 lançado com experiência CLI aprimorada e interface VFS modernizada.

O Samba 4.15 traz uma revisão do manuseio da interface de linha de comando, uma interface VFS modernizada, suporte a vários canais que não é mais experimental e outros aprimoramentos.

Sobre o Samba

Samba é o conjunto de programas de interoperabilidade padrão do Windows para Linux e Unix. Samba é um Software Livre licenciado sob a GNU General Public License, o projeto Samba é membro da Software Freedom Conservancy.

Desde 1992, a Samba oferece serviços de impressão e arquivos seguros, estáveis ??e rápidos para todos os clientes que usam o protocolo SMB/CIFS, como todas as versões de DOS e Windows, OS/2, Linux e muitos outros.

O Samba é um componente importante para integrar perfeitamente servidores e desktops Linux/Unix em ambientes Active Directory. Ele pode funcionar como um controlador de domínio ou como um membro regular do domínio.

Samba 4.15 lançado com experiência CLI aprimorada e interface VFS modernizada

Samba 4.15 lançado com experiência CLI aprimorada e interface VFS modernizada

Uma variedade de melhorias na interface de linha de comando do Samba com várias opções renomeadas para serem mais curtas e claras, verificação de sanidade aprimorada no analisador de linha de comando e outras melhorias;O projeto do Samba para modernizar sua interface VFS foi concluído e já está sendo distribuído. Detalhes sobre esse grande empreendimento no Samba Wiki;O suporte multicanal do servidor Samba não é mais considerado experimental;Suporte para o comando djoin.exe de junção de domínio offline/Windows;Uma correção de segurança em que um usuário não autenticado pode travar o AD DC KDC apenas omitindo o nome do servidor.

Downloads e mais detalhes sobre o Samba 4.15 você vai encontrar via Samba.org.

Configuração

Todos sabem que a tarefa de compartilhar arquivos através do samba é muito fácil no KDE já que ele possui muitas configurações que facilitam este trabalho. Entretanto, no GNOME, a ferramenta nativa shares-admin não é tão intuitiva e acaba exigindo configuração por comandos para poder compartilhar arquivos sem autenticação. Sendo assim, neste tutorial que publicamos, saiba como configurar o Samba no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados.

Via Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)