Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre como uma alternativa gratuita ao RHEL

Na última quarta-feira (20/01) a Red pegou todos mais uma vez de surpresa e ofereceu uma versão gratuita do RHEL para até 16 sistemas de produção. A medida é quase um pedido de desculpas da empresa pelo que ocorreu com o CentOS 8 que será descontinuado este ano, dando lugar ao CentOS Stream. Esta decisão da empresa desagradou muitos usuários e provocou muitas críticas negativas. Com isso, só restam alternativas pagas ou usar o Oracle Linux. Outra alternativa é esperar por outras distribuições que vêm por aí. Uma delas é o Rocky Linux, que terá primeiro lançamento no segundo trimestre como uma alternativa gratuita ao RHEL.
Portanto, o Rocky Linux continua sendo um dos principais candidatos e está no caminho certo para seu lançamento inaugural no segundo trimestre deste ano. Ao que parece, será mesmo uma alternativa viável ao CentOS. Rocky Linux e AlmaLinux do CloudLinux parecem ser os dois principais concorrentes (junto com outros players existentes como Oracle Linux).
O Rocky Linux continua a ser trabalhado pelo fundador do CentOS Gregory Kurtzer e outros desenvolvedores. O envolvimento de Kurtzer deu muito peso a esse projeto de distribuição do Linux em estágio inicial antes de enviar qualquer lançamento. Agora, o projeto forneceu sua atualização de desenvolvimento mais recente, já que pretendem fazer seu primeiro lançamento oficial no segundo trimestre.

Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre como uma alternativa gratuita ao RHEL

Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre como uma alternativa gratuita ao RHEL
Grande parte do trabalho até agora foi estabelecer a infraestrutura de compilação do Rocky Linux e colocá-la em funcionamento. Também houve várias tarefas administrativas envolvidas com a recém-formada The Rocky Linux Foundation, podendo aceitar patrocínios e doações, por exemplo.
Ao chegar ao lançamento inicial do Rocky Linux no segundo trimestre, eles pretendem ter os sistemas de construção e infraestrutura funcionando até o final deste mês. Eles planejam ter um repositório de teste até o final de fevereiro junto com o início dos testes de seu instalador. Até o final de março é quando eles esperam enviar um candidato a lançamento e facilitar os testes de comunidade mais ampla.
Pelo menos por enquanto Rocky Linux está contando com Amazon AWS para sua infraestrutura de construção.
Assim, os interessados nas últimas novidades do trabalho do Rocky Linux podem ver a atualização de status de hoje no RockyLinux.org.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)