RJ: Radioamadores são homenageados por atuação durante tragédia na região serrana

Por Alisson, PR7GA



Há dez anos, uma tragédia acometeria a região do Estado do Rio de Janeiro conhecida como “região serrana”, que agrega cidades como Petrópolis e Teresópolis. Chuvas intensas, deslizamentos de terra e outros sinistros vitimaram mais de 1200 pessoas, entre mortos e desaparecidos, e mais de 30 mil pessoas ficaram desabrigadas, naquele que foi considerado o pior desastre climático da história do país até hoje. Saiba mais acessando a Wikipedia.

Em meio ao caos que se instalou na ocasião, um grupo de radioamadores se colocou à disposição das autoridades e partiram para a ação, provendo comunicação básica para as equipes de socorro que se esforçavam para salvar as vítimas do desastre, já que todos os sistemas de telecomunicações deixaram de funcionar, assim como a energia elétrica. Era a ROER, Rede de Operações de Emergência de Radioamadores.

Sua atuação foi tão importante que gerou reconhecimento até internacional. Deixemos que eles mesmos contem um pouco de sua história:

Desde 2010, um grupo de radioamadores de Petrópolis se organizavam para poder ajudar os órgãos públicos e a população da cidade em caso de alguma situação de emergência, calamidade pública ou catástrofe natural. Em janeiro de 2011, ainda sem que a instiutuição estivesse oficialmente criada, esses mesmos radioamadores participaram nas operações de busca e resgate durante o desastre no Vale do Cuiabá, na região serrana do Rio de Janeiro, como apoio às comunicações do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e demais órgãos públicos presentes em campo.


Por nossa participação nessa operação e já juridicamente constituída, a ROER foi a primeira instituição do hemisfério sul a ganhar, em agosto de 2011 , o prêmio internacional Die Goldenne Antenna, o Oscar do Radioamadorismo Mundial. Esse prêmio é tão importante no mundo radioamadorístico que resolvemos estilizá-lo em nossa logomarca atual.


Em 2012 a ROER recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal e em 2016 o Prêmio Padre Quinha entregue pela Câmara de Municipal de Petrópolis.


Além desses prêmios, recebemos também inúmeras outras premiações, menções congratulatórias e oficíos de agradecimentos de várias instituições e órgãos públicos.


No dia 15/01/2021, em solenidade aonde a tragédia foi relembrada pelos poderes públicos, os radioamadores da ROER foram lembrados e homenageados.  Veja fotos publicadas no Facebook do grupo:


A ROER Petrópolis esteve presente na cerimônia de lembrança dos 10 anos da tragédia da Região serrana e dois de nossos…

Publicado por ROER Petrópolis em Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021



O QTC da ECRA mais uma vez parabeniza aos colegas da ROER pelo seu inestimável trabalho de utilidade pública e divulgação do radioamadorismo!

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
(Excelente website de notícias! Recomendo!)