Recurso experimental do Chrome pode melhorar a duração da bateria em até 28%

Google Chrome poderá obter autenticação biométrica para pagamentos no AndroidA próxima versão do navegador Chrome pode ser melhor para lidar com as guias em segundo plano, aumentando assim a duração da bateria. O Chrome 86 tem um recurso experimental que reduzirá o consumo de energia, limitando a frequência com que processos inativos podem executar ativações de Javascript.
Por exemplo, as ativações são feitas com menos de cinco segundos de intervalo para cada guia aberta. Algumas dessas funções simplesmente não são necessárias quando o usuário não está visualizando ativamente a página web.
Processos como verificar a posição da rolagem, a interação do anúncio ou os relatórios de log não precisam acontecer se a guia não estiver ativa. Portanto, o Chrome 86 reduzirá os temporizadores de Javascript para um minuto nas guias ociosas.

Recurso experimental do Chrome pode melhorar a duração da bateria em até 28%

O Google testou a função recentemente. O experimento teve 36 guias de plano de fundo abertas para páginas aleatórias e uma ativa para “about:blank”. Executando o estado do navegador duas vezes, uma vez com a aceleração do timer ligada e outra desligada, o Google descobriu que a bateria do laptop durava cerca de 2 horas (28%) a mais:
Recurso experimental do Chrome pode melhorar a duração da bateria em até 28%Imagem: Google.
Para comparação, o experimento foi realizado no Safari e o navegador da Apple ainda se mostrou um pouco mais eficiente em termos de energia, alimentando o laptop por 9,3 horas.
Em uma experiência semelhante, o Google exibiu um vídeo do YouTube na guia ativa, desativou as configurações de “Economia de energia” e “Ajustar brilho automaticamente” e descobriu que a bateria durava cerca de 4,7 horas com a aceleração desativada, contra 5,3 horas com ela ativada (um ganho de 36 minutos):
Recurso experimental do Chrome pode melhorar a duração da bateria em até 28%Imagem: Google.
Assim, aqueles que usam apenas algumas guias em um determinado momento não terão muito aumento na duração da bateria. No entanto, os usuários que tendem a ter 10 ou mais sites abertos devem ver algumas melhorias.
Além dos ganhos em eficiência energética, é bom ver o Google finalmente simplificando o funcionamento dos processos ociosos do Chrome e a eliminação de verificações desnecessárias.
Fonte: Tech Spot

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!