Raspberry Pi OS lança nova versão com áudio aprimorado e suporte de impressão

Raspberry Pi OS lança nova versão com áudio aprimorado e suporte de impressãoSe você usa o computador single board que é sucesso em todo planeta, fique atento. O sistema operacional desse aparelho, o Raspberry Pi OS, lança nova versão com áudio aprimorado e suporte de impressão. O comunicado é da Raspberry Pi Foundation. O Raspberry Pi OS é o antigo  Raspbian. Portanto, ele chega com melhorias importantes de áudio e impressão.
Primeiro, a distro agora está usando o PulseAudio como servidor de som padrão em vez do ALSA (Advanced Linux Sound Architecture). Esta mudança por si só habilita suporte de áudio Bluetooth out-of-the-box, adiciona suporte para reproduzir sons de várias fontes ao mesmo tempo, especialmente ao usar a saída HDMI, permite mudar o som de HDMI para uma placa de som USB enquanto um vídeo é jogar e torna mais fácil gerenciar os dispositivos de entrada e saída padrão.
Além disso, agora é possível habilitar perfis para seus dispositivos Bluetooth, como HSP (HeadSet Profile) para usar o microfone e o fone de ouvido ao mesmo tempo, bem como A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), que não t deixa você usar o microfone. “Uma área em que é particularmente útil é no gerenciamento de fluxos de entrada e saída de áudio para navegadores como o Chromium”, disse o desenvolvedor Simon Long.
“O uso do PulseAudio tornou a configuração de sessões de videoconferência muito mais fácil e confiável, especialmente com fones de ouvido Bluetooth e áudio de webcam.”

Raspberry Pi OS lança nova versão com áudio aprimorado e suporte de impressão e muito mais

Raspberry Pi OS lança nova versão com áudio aprimorado e suporte de impressão
Além das ótimas melhorias de áudio, o novo lançamento do Raspberry Pi OS torna mais fácil conectar e configurar impressoras em seu dispositivo Raspberry Pi. Para isso, a distro agora vem com o servidor de impressão CUPS e a interface gráfica do usuário system-config-printer instalados por padrão.

Por outro lado, entre outras melhorias, a nova versão do Raspberry Pi OS adiciona:

algumas melhorias muito necessárias ao leitor de tela Orca em aplicativos como a configuração do Raspberry Pi e as configurações de aparência para pessoas com deficiência visual;
e novas opções para a ferramenta de configuração do Raspberry Pi para controlar o Power/LED de atividade nos dispositivos Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi Zero, bem como no novo ventilador da capa Raspberry Pi.
Além disso, o navegador da web Chromium está na versão 84;
Thonny Python IDE para a versão 3.3;
e o plugin Adobe Flash Player para a versão 32.0.0.453, que é o último de uma versão do Raspberry Pi OS.

Vejam outras mudanças

Além disso, avisos de baixa tensão foram adicionados ao plug-in do Monitor de bateria. Do mesmo modo, agora é possível alterar o zoom no plug-in Lupa. Assim, basta usar a roda de rolagem do mouse quando o ponteiro passa sobre o ícone. Os pop-ups de notificação também mudaram para fechar apenas quando clicados diretamente neles.
Por fim, o aplicativo Bookshelf é compatível com versões de livros e revistas. Alguns bugs também desaparecem nesta versão. É o caso de uma falha no plug-in de temperatura da CPU que ocorria quando a detecção de estrangulamento falhava. Da mesma forma, um problema em que os comandos de desligamento e a caixa de diálogo de desligamento forçariam o kill Orca. Isso para evitar que travasse a reinicialização ou desligamento processo.
O Raspberry Pi OS ainda é alimentado pela série de kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo (kernel Linux 5.4.79 está incluído por padrão). Ele será compatível até dezembro de 2025. Você pode baixar a versão do Raspberry Pi OS de Dezembro de 2020 agora no site oficial.
9to5 Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!