Radioamadores australianos inauguram repetidora de TV Digital Amadora em alta definição

Por Alisson, PR7GA

O Boletim de notícias da WIA, associação nacional dos radioamadores da Austrália, informou que o Repetidor de TV Digital Amadora (DATV) da Amateur Radio Victoria, VK3RTV, começou a operar retransmitindo sinais de alta definição (Full HD) no dia 15 de julho, com dois canais multiplexados usando o protocolo DVB-T2. Acredita-se que esta seja a primeira vez que este protocolo é utilizado na Austrália.
Veja um exemplo de uma transmissão da repetidora que foi retransmitida também no Youtube:

A repetidora, de banda cruzada (crossband), recebe os sinais em 1246, 1255 e 1278 MHz. usando o sistema DVB-S2 de alta definição (Full HD) ou DVB-S de definição padrão (SD). Os sinais são multiplexados num sinal DVB-T2 e a saída é feita em 445,500 MHz, na banda de 70cm. A mudança para o novo padrão DVD-T2 foi financiada pelos membros do Grupo de Televisão Amadora de Melbourne, que mantém a repetidora.
Quem tiver curiosidade de ver como é o setup da repetidora, incluindo fotos dos equipamentos, torre e antenas, pode conferir na página da própria repetidora mantida pelo grupo: http://www.vk3rtv.com/pixrtv.html
DVB-T2 é um protocolo de transmissão de TV digital de segunda geração com muitos aprimoramentos em relação ao DVB-T. Porém, os aparelhos de TV comuns da Austrália não são compatíveis, exigindo um conversor. Já em seus primeiros dias de funcionamento, os colegas que dispõem de TV ou conversor compatível podem assistir à programação transmitida e têm relatado maior facilidade de recepção. 
Ao menos uma estação, VK3GMZ, está acessando e recebendo o sistema a mais de 40 km de distância, mesmo tendo uma montanha de mais de 750 metros no caminho. Imagens de alta qualidade podem ser vistas em aparelhos de televisão grandes. Letras pequenas são facilmente lidas.
Os dois canais multiplexados, VK3RTV1 e VKRTV2, também são transmitidos através do British Amateur Television Club, um grupo de radioamadores especializado em transmissão de TV amadora no Reino Unido. 
Fonte: 


https://www.wia.org.au/members/broadcast/wianews/display.php?file_id=wianews-2021-07-25




Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
(Excelente website de notícias! Recomendo!)