Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?Você sabe qual é a diferença entre HTTP e HTTPS? Na barra de endereço do seu navegador, o URL de cada site que você visita sempre começa com HTTP ou HTTPS, este último considerado mais seguro.
Você deve ter percebido o HTTPS inúmeras vezes enquanto estava ocupado com sua vida na internet, não é? Leia mais para saber por que usamos HTTPS em vez de HTTP.

Diferença entre HTTP e HTTPS

O que é HTTP

Significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. É um protocolo de solicitação/resposta baseado no modo de comunicação cliente/servidor.
Um cliente é o seu navegador web que envia uma mensagem de solicitação a um servidor que hospeda o conteúdo HTML e responde com o conteúdo HTML solicitado pelo cliente.
Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?Leia mais para saber por que usamos HTTPS em vez de HTTP.
Além disso, uma lista de códigos de status é usada pelo servidor web para informar ao seu navegador se houver algum problema. Por exemplo, 404 Not Found é usado quando a página web não está presente no URL inserido no navegador.
O HTTP usa a confiável porta TCP 80 para enviar e receber pacotes de dados pela rede para aplicativos de internet como e-mail, transferência de arquivos etc.

O que é HTTPS?

O desenvolvimento do HTTPS começou em 1993. Implementado originalmente com SSL (Secure Socket Layer), o protocolo HTTPS foi posteriormente atualizado para usar o TLS (Transport Layer Security). Ele também usa TCP para enviar/receber os pacotes de dados, mas usa uma porta diferente (443) para fazer isso.
O “S” em HTTPS significa “seguro”. Um site que usa o protocolo HTTPS estabelece uma conexão criptografada com o seu dispositivo. A maioria dos navegadores modernos possui suporte embutido para protocolo HTTPS.
Basicamente, o HTTPS é simplesmente uma conexão HTTP envolvida na camada de criptografia SSL/TLS. Tudo feito para proteger a integridade e privacidade dos dados.
Fossbytes

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.