Qt 6.1.1 lançado com mais de 150 correções de bugs

Após o lançamento do Qt 6.1 no mês passado, o primeiro lançamento pontual desta última série estável do Qt6 já está disponível. Sendo assim, o Qt 6.1.1 foi lançado nesta semana com mais de 150 correções de bugs. Este é apenas o primeiro de pelo menos mais dois lançamentos pontuais planejados até que o Qt 6.2 LTS esteja pronto para introdução. O Qt 6.2 acaba de entrar em seu freeze de recursos e entrar na dança do lançamento planejado para o final de setembro.

Das mais de 150 correções no Qt 6.1.1, existem várias correções de vazamentos de memória para outros problemas no código base do Qt, atualizações do sistema de compilação do CMake e uma variedade aleatória de outros trabalhos.

Esta primeira versão de patch para a série Qt 6.1 contém mais de 150 correções de bugs no início da versão Qt 6.1.0. Veja mais informações sobre as mudanças mais importantes e correções de bugs da nota de lançamento do Qt 6.1.1. Como de costume, você pode adicionar o Qt 6.1.1 na instalação online existente usando a ferramenta de manutenção ou fazer uma instalação limpa usando o instalador online do Qt. O Qt para Python também está disponível pelos meios usuais. Continuaremos lançando novos lançamentos de patch para a série Qt 6.1 até que o Qt 6.2.0 seja lançado. A meta é lançar o Qt 6.1.2 no final de junho, pouco antes das férias de verão, e o Qt 6.1.3 em agosto de 2021.

Mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.1.1 podem ser encontrados no blog do Qt.

Qt 6.1.1 lançado com mais de 150 correções de bugs e Qt 6.2 entra no recurso Freeze com mais módulos Qt5 transferidos para Qt6

Qt 6.1.1 lançado com mais de 150 correções de bugs

Enquanto isso, o Qt 6.2 já está com o congelamento de recursos. Este tempo mais rápido do que o normal para o congelamento de recursos ocorre devido aos lançamentos do Qt deste ano serem apertados após a estreia do Qt 6.0 no final do ano passado. O Qt 6.2 será o primeiro lançamento de Long Term Support (LTS) da série Qt6.

Com o ciclo apertado este ano, o Qt 6.2.0 deve estrear em torno de setembro, em vez de novembro ~ dezembro, quando normalmente ocorre o segundo lançamento do Qt do ano. Para fazer isso acontecer, a partir de hoje ocorreu o congelamento de recursos do Qt 6.2. O congelamento foi anunciado esta semana, embora uma mudança na API QML CMake ainda não tenha chegado, eles ainda não começaram a ramificação do código do dev para o 6.2. Algumas exceções de congelamento de recursos também estão planejadas em torno do Qt Multimedia e do Qt WebEngine.

O Qt 6.2 está trazendo uma grande reescrita para o Qt Multimedia e outros módulos, finalmente vendo as portas do Qt5 para o Qt6 incluindo Qt SerialBus, Qt WebSockets, Qt WebChannel e Qt WebEngine.

O lançamento do Qt 6.2 Alpha é esperado na próxima semana, os lançamentos do Qt 6.2 Beta devem começar em julho e continuar até agosto, um candidato a lançamento do Qt 6.2 em meados de setembro, e então o plano é lançar o Qt 6.2.0 LTS em 28 de setembro.

Via Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.