Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos

Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivosO Python conseguiu liderar a lista de principais linguagens de programação do IEEE pelo terceiro ano consecutivo em 2020. Os rankings do IEEE Spectrum foram divulgados e as três principais linguagens de programação para 2020 permanecem as mesmas de 2018 e 2019: Python, Java e C, respectivamente. Portanto, a linguagem de programação Python lidera em 2020
A lista anual foi feita combinando 11 métricas de fontes on-line que foram usadas para avaliar a popularidade de 55 linguagens. Inclui fontes como GitHub, StackOverflow, Pesquisa do Google, Trends, Twitter, Reddit etc.

Principais linguagens de programação em 2020 pelo IEEE

Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos

Python
Java
C
C++
JavaScript
R
Arduino
Go
Swift
Matlab

Portanto, essas foram as 10 linguagens de programação mais populares do IEEE. Por outro lado, do mesmo modo, se você quiser conferir a lista completa, pode consultar este link.

Por que o Python é o vencedor indiscutível?

Agora vamos falar sobre o motivo por trás do domínio incontestável do Python entre as linguagens de programação. De acordo com o IEEE, uma causa provável por trás do alto ranking do Python é a inflação de suas métricas devido ao aumento no seu uso como uma linguagem de ensino. Muitos estudantes de todo o mundo pedem e procuram respostas para as mesmas perguntas elementares repetidas vezes.
Essa tendência foi notada no passado nos anos 80, quando o BASIC era muito visível. Havia livros, revistas e até programas de TV divulgados que popularizavam a linguagem, mas um número menor de programadores profissionais a usava na realidade (o que é comparável ao Python). Quando a bolha do computador doméstico estourou, o BASIC também acabou (ou quase). No entanto, algumas linguagens de programação avançadas daquela época, como o Microsoft Visual Basic, ainda sobrevivem entre os programadores profissionais.
No entanto, podemos fazer dois contra-argumentos ao exposto: em primeiro lugar, os estudantes aos quais nos referimos também são usuários gerais! Portanto, se prestarmos atenção apenas ao que os codificadores profissionais fazem, estaríamos perdendo uma parte significativa de todo o quadro.
E a segunda é que, diferentemente do BASIC, o Python é usado com bastante frequência no espaço profissional e em domínios como o Machine Learning – devido à sua enorme coleção de bibliotecas especializadas de alta qualidade.

Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos. Covid-19 influencia números

Quase não há nada que não tenha sido impactado pela COVID-19 em 2020, incluindo as principais linguagens de programação do IEEE. Se dermos uma olhada apenas na métrica do Twitter, podemos ver que o COBOL está em sétimo lugar. Isso é simplesmente porque Cobol foi notícia em abril. Os sistemas de benefícios de desemprego nos estados dos EUA (que funcionam com COBOL) começaram a falhar, pois os trabalhadores foram demitidos devido a bloqueios.
Aparentemente, a maioria desses sistemas não foi atualizada desde que foram criados décadas atrás no COBOL. Isso levou a uma crise dos programadores COBOL e a uma procura para ajudar a sustentá-los. No entanto, com certeza atrapalhou significativamente as métricas.

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.