Pop OS 21.10 pode ser compatível com ARM (arm64/AArch64)

A nova versão do sistema operacional Pop OS 21.10 pode ser compatível com ARM (arm64/AArch64). A informação é do site Debugpoint. Segundo eles, ao que parece, a compilação arm64 está chegando com o lançamento do Pop OS 21.10 Impish Indri.

Pop OS 21.10 ARM Build

Bem, isso é realmente emocionante. E provavelmente um sonho tornado realidade para muitos, considerando o quão popular o Pop OS é por sua natureza única.

Até agora, o Pop OS era oferecido apenas em compilações x86-64 e i386. System76 nunca forneceu qualquer variante para hardware ARM como Raspberry Pi, etc.

Um tempo atrás, Jeremy Soller, desenvolvedor líder do System76, postou uma foto em seu twitter com uma captura de tela do terminal Pop! _OS com o comando neofetch.

https://t.co/OXg3Md0erk pic.twitter.com/ehfGXwtsBf— Jeremy Soller (@jeremy_soller) September 28, 2021

Pop OS 21.10 pode ser compatível com ARM (arm64/AArch64)

Pop OS 21.10 pode ser compatível com ARM (arm64/AArch64)

A captura de tela mostra que o Pop OS 21.10 está sendo executado no Raspberry Pi 400. Além disso, ele postou o link para os pacotes de arquitetura ARM64 para Pop OS 21.10.

Então, parece que vamos construir o arm64, finalmente. O Pop OS 21.10 deve ser lançado em outubro, após o lançamento do Ubuntu 21.10 Impish Indri.

Novo ambiente Cosmic

Caso você esteja se perguntando, o Pop OS 21.10 terá a área de trabalho COSMIC (Componentes de interface principal do sistema operacional do computador) com um shell GNOME 40 totalmente personalizado. Esperançosamente, isso dará outra variante do GNOME 40 com uma experiência produtiva de desktop COSMIC.

A maior novidade do Pop! _OS Linux 21.04 é que esta foi a primeira versão da distribuição do System76 a abandonar o ambiente de desktop GNOME. Assim, a distribuição Linux vem com um ambiente de desktop baseado em GNOME chamado COSMIC (Computer Operating System Main Interface Components).

Os destaques do desktop COSMIC incluem um dock totalmente personalizável, visão geral das atividades dividida em áreas de trabalho e visualizações de aplicativos, a capacidade de abrir o inicializador com a tecla Super, bem como vários gestos do trackpad. Por outro lado, existem muitos pequenos detalhes sobre o COSMIC.

O novo fluxo de trabalho COSMIC introduzido no Pop! _OS 21.04 é o auge de anos de pesquisa e feedback do usuário, disse a empresa System76. Simplificamos o lançamento e a alternância entre aplicativos e tornamos a interface mais simples e direta, ao mesmo tempo que introduzimos várias opções para ajustar a área de trabalho ao gosto pessoal.

Com tudo isso, você também pode executar o Pop OS no Apple M1. E a forma como a indústria está se voltando para o ARM (o que deveria ter sido feito há muito tempo, IMHO) – é de fato um bom passo do System76, o desenvolvedor do Pop OS.

Então fique ligado. Tempo emocionante pela frente.

Via Debugpoint

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.