Podcast 13: Microsoft lança mais uma novidade voltada ao Linux e o sistema está se consolidando como alternativa viável ao Windows

Podcast 13: Microsoft lança mais uma novidade voltada ao Linux e o sistema está se consolidando como alternativa viável ao WindowsOlá, está começando o mais uma edição de nosso podcast. E estas são as principais notícias da semana em nosso site, que você acompanha na narração de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana. Entre os assuntos da semana, tem muito ataque cibernético, com malware e ransonware fazendo a festa dos cibercriminosos pelo mundo, além de novas versões de distros e passos da Microsoft rumo ao open source.

Podcast 13: Microsoft lança mais uma novidade voltada ao Linux e o sistema está se consolidando como alternativa viável ao Windows

https://sempreupdate.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Podcast-13.mp3

A Microsoft lançou o próprio monitor de processo de código aberto para Linux. O chamado ProcMon for Linux é uma versão dessa ferramenta disponível para Debian, Ubuntu e derivados. Ela já existe no Windows. 
Microsoft lança próprio monitor de processo de código aberto para Linux

Por essa e outras é que o Linux está se tornando a alternativa ao Windows que a Microsoft nunca quis. Será mesmo que gigante não quer? O fato é que a participação de mercado do Linux só cresce. Leia nosso artigo e confira.
Linux está se tornando a alternativa ao Windows que a Microsoft nunca quis

E uma falha que já durava 17 anos foi descoberta no Windows Server. Problema já foi resolvido.
Microsoft Windows Server corrige falha que já durava 17 anos

 
Já o Fedora 33 será uma das maiores versões de todos os tempos. O Fedora 33 já tem pelo menos 40 alterações enviadas e 18 alterações independentes. Esse número representa quase o dobro do normal. Assim, em termos de comparação, o Fedora 32 teve apenas 23 alterações. Enquanto isso, no Fedora 31, foram somente 21. A segunda versão com maior número de alterações foi para o Fedora 28 com nada menos que 31 alterações.
Fedora 33 terá um dos maiores lançamentos de todos os tempos

E acabou o suporte ao Ubuntu 19.10 “Eoan Ermine”. Como esperado, as atualizações deixaram de ser enviadas depois de 9 meses do lançamento.
Ubuntu 19.10 “Eoan Ermine” chegou ao fim da vida útil

E o Ubuntu também vai retirar a ferramenta popcon. O assunto sempre gerou muita polêmica. Isso porque ela rastreava quais apps eram instalados. Porém, a ferramenta ““popularity-contest” vai deixar de existir.
Ubuntu não rastreará mais pacotes dos usuários

Já os fãs do Raspberry Pi contam com grande novidade. O mini computador já é capaz de rodar o Windows 10 sem problemas. Confira os detalhes em nossa página.
Novo Raspberry Pi 4 roda Windows 10 já sem problemas

E a distribuição EndeavourOS completa um ano. Ela surgiu a partir do extinto sistema Antergos. Para comemorar a data, foi lançada nova versão da distro baseada em Arch Linux.
EndeavourOS completa um ano e lança nova ISO baseada em Arch Linux

 
Roteador Wi-Fi da SpaceX foi aprovado e internet Starlink Beta está disponível

Outra grande novidade que também só está disponível nos Estados Unidos é a Mozilla VPN. Serviço custa 5 dólares. Não foi informado se o serviço será ampliado para outros países.
Mozilla VPN entra em operação (mas não para usuários do Linux)

A Mozilla também anunciou uma grande atualização do Thunderbird. A versão Thunderbird 78 tem um novo Hub de Conta para configuração centralizada da conta e uma nova coluna de ação Excluir no painel de threads. Também possui a capacidade de usar cores personalizadas para os ícones do Painel de Pastas. Além disso, o suporte a mensagens diretas (DM) para Matrix. Na verdade, ele tem muito mais. Acompanhe em nossa página.
Mozilla Thunderbird 78 lançado oficialmente com grandes mudanças. Veja as novidades!

Conheça a nova ferramente Lynis. Ela serve para auditoria de segurança. E foi criada pela equipe do Kali Linux.
Conheça a ferramenta de auditoria Lynis 3.0.0 para sistemas Unix e Linux

É, mas apesar das ferramentas, os profissionais de TI reclamam do excesso de trabalho. Principalmente os que lidam com a segurança. Casos de ansiedade e bournout aumentaram durante a pandemia. Faltam pessoal e investimento no setor.
Maioria dos profissionais de segurança cibernética sofre com excesso de trabalho ou esgotamento

E fique ligado que em breve você passará a contar com um novo Gmail. Vários serviços devem ser integrados. O foco será o bate-papo profissional e as videoconferências.
Novo Gmail se concentra no bate-papo profissional

Outra grande novidade do Google é o Chrome 84. Navegador tem suporte para bloquear pop-ups de notificação em sites de spam.
Chrome 84 lançado com suporte para bloquear pop-ups de notificação em sites de spam

 
E se você procura um telefone com Linux bonito e barato, se liga no novo PinePhone. Ele vem com o postmarketOS Community Edition e já pode ser comprado. Os preços variam de 149 até 199 dólares. O mais caro funciona como computador.
PinePhone com postmarketOS Community Edition já pode ser comprado

Durante a semana, Linus Torvalds soltou a língua e falou sobre diversos assuntos. Entre eles, a inclusão da linguagem de progamação Rust no código do kernel.
Linus Torvalds fala sobre inclusão do Rust no Kernel

O criador do Linux também fez algumas críticas em relação às Advanced Vector Extensions 512 (AVX-512) encontradas em processadores Intel. Em uma lista de discussão sobre as instruções do compilador que a Intel está habilitando para o Alder Lake (e Sapphire Rapids), Linus Torvalds entrou na conversa e afirmou que espera que o AVX512 morra dolorosamente.
Linus Torvalds espera que o AVX512 morra dolorosamente

 
E essas informações são apenas um aperitivo. Tem muito mais na nossa página. São dicas, tutoriais, pesquisas, novos programas e muita informação. Basta acessar www.sempreupdate.com.br. Você também pode seguir nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram. Temos grupo e canal públicos no Telegram. Corre lá. Abraço e até a próxima.
 

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)