PinePhone Mobian Edition chega em 18 de janeiro baseado no Debian

PinePhone Mobian Edition chega em 18 de janeiro baseado no DebianAs comunidades PINE64 e Mobian Linux se uniram neste anúncio hoje mostrando a disponibilidade de uma nova edição comunitária do popular telefone PinePhone Linux, o PinePhone Mobian Community Edition. No entanto, apesar do comunicado, o PinePhone Mobian Edition chega oficialmente em 18 de janeiro e será baseado no Debian.
O PinePhone Mobian Community Edition está rodando Mobian Linux.Este é um sistema operacional embutido baseado no ARM64 (AArch64) do Debian GNU/Linux. Assim, o Mobian oferece uma experiência Debian GNU/Linux pura em dispositivos móveis. Além disso, usa a interface de usuário Phosh (Phone Shell) baseada em GNOME do Purism por padrão.
Por outro lado, o Mobian Linux no PinePhone tem um instalador onde podem escolher uma senha e habilitar a criptografia de disco completo.
“Com o Mobian, este telefone (verdadeiramente inteligente) vem com uma distribuição  com a qual muitos usuários do  Debian já estão familiarizados, otimizado para o PinePhone enquanto ainda dá a eles acesso a mais de 50.000 pacotes já no repositório Debian,” disse o Projeto Mobian.

PinePhone Mobian Edition chega em 18 de janeiro baseado no Debian

PinePhone Mobian Edition chega em 18 de janeiro baseado no Debian
A boa notícia é que o PinePhone Mobian Community Edition promete funcionalidade completa do telefone. Isso inclui chamadas de voz, SMS, Wi-Fi, banda larga móvel. Da mesma forma, o suporte para câmeras frontal e traseira desde o primeiro dia. No entanto, há um porém. O telefone Linux virá com uma versão antiga do Mobian Linux pré-instalada, de meio ano atrás.
Como tal, o Projeto Mobian recomenda que você atualize seu telefone para a versão mais recente do Mobian assim que recebê-lo. Quanto ao preço, nada mudou. Você poderá comprar o PinePhone Mobian Community Edition a partir de 18 de janeiro de 2021, por apenas $ 149 dólares. É a versão padrão do PinePhone com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno eMMC.
Do mesmo modo, há o Pacote de Convergência. Isso inclui o PinePhone Mobian Community Edition com 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno eMMC e um dock USB-C para transformar facilmente o smartphone Linux em um computador pessoal conectando um monitor, teclado e mouse. Contudo, ele custa um pouco mais: $ 199 dólares.
Como em todas as edições anteriores do PinePhone, a PINE64 doará $ 10 USD para cada unidade vendida para o projeto Mobian. Por sua vez, o Mobian irá doar uma grande parte desse dinheiro do PINE64 para o Projeto Debian. O objetivo é que eles continuem desenvolvendo Debian GNU/Linux e Mobian Linux por muitos anos.
9to5 Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!