PineNote, um e-reader criado pela Comunidade Linux e que virá com Manjaro

Se você é usuário Linux e gosta de usar e-readers, saiba que o PineNote é totalmente diferente do que você já viu. Como dito no primeiro parágrafo, ele é novo em tudo e criado por quem usa. O PineNote é um e-Reader de 10,3 polegadas com suporte da comunidade baseado no Rockchip RK3566 SoC.

E assim, ele vem para completar o leque de opções da família Pine64, como o Pinebook Pro, PineCone e vários outros computadores que usam a placa Rock64 e ele conta com o processador Rockchip RK3566 Quad-core Cortex-A55. Por ser fruto da Comunidade, o PineNote terá suporte nativo ao Linux em sua linha principal.

Especificações técnicas do PineNote

PineNote, um e-reader criado pela Comunidade Linux e que virá com Manjaro

Grande é a lista das especificações técnicas, tudo planejado por quem entender de Linux e hardware. Abaixo está a lista com todas as especificações técnicas:

SoC – processador Rockchip RK3566 quad-core A55 com GPU Mali-G52 EE,NPU de 0,8 TOPS (acelerador AI)Memória do sistema – 4 GB de RAM LPDDR4Armazenamento – flash eMMC de 128 GBTela – painel de 10,3 polegadas com resolução de 1404×1872 (227 DPI), 16 níveis de tons de cinza, luz frontal com ajuste de luz fria (branco) a quente (âmbar), camada de vidro capacitiva para entrada com base no toque do dedo e compartimento eletromagnético Wacom para entrada de caneta EMR. Há também um vidro resistente a arranhões cobrindo a telaÁudio – 4 microfones, 2 alto-falantesConectividade – 802.11b/g/n/ac WiFi 5, Bluetooth: 5.0USB – 1 porta USB-C para carregamento rápido e dadosSensor – G-Sensor para detecção dos modos retrato e paisagemBateria – 4.000mAh / 14,8WhFonte de alimentação – 5V/3A via USB-CDimensões – 191,1 x 232,5 x 7,4 mm, ou cerca de 1 mm mais fino que o Amazon Kindle Oasis 3Peso – 438 gramasMateriais – estrutura interna de liga de magnésio, tampa traseira de plástico

Detalhes importantes do PineNote

O seu novo e-reader PineNote, será enviado com uma capa magnética opcional e uma caneta EMR que contém um LED indicador, que serve para exibir quando caneta estiver ligada ou desligada. E tem mais novidades, ao que tudo indica, com ele será possível executar diversas distribuições Linux que são comumente usadas para a placa Quartz64.

Segundo a nota, os primeiros envios para quem adquirir o PineNote, o sistema operacional será a distribuição Linux Manjaro rodando com o Linux Kernel 4.19. Desta forma, tudo será bastante otimizado e vai poder bater de frente com os produtos das gigantes, inclusive os produtos da Amazon, como o Kindle.

Dito isso, os usuários poderão ler livros, quadrinhos, fazer suas anotações e até esboços. E tudo isso graças as combinações de tecnologias empregadas. Mas, tem novidades, a suíte de escritório LibreOffice também poderá ser instalada, e poderá ser usada com um teclado adicional. Agora, o projeto visa melhorias tendo como base suas experiências desde 2017.

PineNote, um e-reader criado pela Comunidade Linux e que virá com Manjaro

Além de todas as novidades, em breve a equipe já declarou que está planejando uma luz frontal automática, muita parecida com o “Night Color” do KDE ou o “Night Light” do GNOME. E assim, o sistema vai reduzir a luz azul mediante a hora do momento. O preço do dispositivo será de US$ 399 e o primeiro lote virá com tampa magnética, que vai funcionar com o sensor que fará com que o dispositivo entre em hibernação para economizar energia. A caneta EMR também será enviada neste primeiro combo. No entanto, os próximos combos estes itens adicionais serão vendidos separadamente. O sistema operacional deve receber mais atualizações e o Linux Kernel 5.0 deve chegar no PineNote quando alguns drivers forem estáveis.

PineNote, um e-reader criado pela Comunidade Linux e que virá com Manjaro

O projeto segue em amplo desenvolvimento e deve passar por ajustes finos e processos de melhorias para que tudo esteja funcionando de forma adequada. Para mais informações consulte o site do projeto.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)