Pesquisadores desenvolvem novo revestimento que aumenta a vida útil e a segurança da bateria de íons de lítio

Pesquisadores desenvolvem novo revestimento que aumenta a vida útil e a segurança da bateria de íons de lítioPesquisadores dos EUA, em colaboração com cientistas de Hong Kong, desenvolveram um revestimento de cátodo no nível de partículas que pode prolongar a vida útil e aumentar a segurança da bateria de íons de lítio.
As baterias de lítio utilizam revestimentos de cátodo há mais de 15 anos (embora em uma capacidade limitada). As implementações existentes não são eficazes quando operam em alta temperatura ou alta tensão. Quando um cátodo opera em alta tensão, ele gera oxigênio. Como resultado, o oxigênio oxida o eletrólito e cria uma membrana indesejada no cátodo, que resulta em perda de energia. As altas temperaturas apenas aceleram as reações, comprometendo ainda mais o desempenho da própria bateria.

Novo revestimento aumenta a vida útil e a segurança da bateria de íons de lítio

O novo revestimento, feito de um polímero chamado poli (3,4-etilenodioxitiofeno), protege completamente cada partícula do cátodo de reagir com o eletrodo. Além disso, aumenta a energia da bateria, facilitando o transporte de íons de lítio e elétrons para dentro e para fora do cátodo.
Pesquisadores desenvolvem novo revestimento que aumenta a vida útil e a segurança da bateria de íons de lítioPesquisadores dos EUA, em colaboração com cientistas de Hong Kong, desenvolveram um revestimento de cátodo no nível de partículas que pode prolongar a vida útil e aumentar a segurança da bateria de íons de lítio. Imagem: iFixit.
Como resultado, as baterias com o novo revestimento podem operar em 4,6 V no nível da célula, em comparação com os 4,2 V das baterias atuais. Isso pode não parecer muito, mas em escala, pode resultar em uma economia de custos significativa para os fabricantes, que pode ser repassada aos consumidores. Além disso, o avanço pode aumentar o alcance dos carros elétricos e aumentar a vida útil da bateria de telefones celulares e laptops.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Tech Spot

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.