Pesquisadores anunciam algoritmo quântico que caracteriza ruído

Pesquisadores anunciam algoritmo quântico que caracteriza ruídoFísicos anunciaram o que chamaram de primeiro algoritmo quântico a caracterizar ruído em grandes sistemas. Em um comunicado, foi explicado que o ruído é o principal obstáculo para a construção de computadores quânticos em grande escala.
Assim, para domar o ruído, também conhecido como interferência ou instabilidade, os cientistas precisam entender como ele afeta todo um sistema quântico. Os cientistas disseram:
Até agora, essas informações estavam disponíveis apenas para dispositivos muito pequenos ou subconjuntos de dispositivos.

Pesquisadores anunciam algoritmo quântico que caracteriza ruído

Em pesquisa publicada na Nature Physics, a equipe liderada pelo Dr. Robin Harper da University of Sydney Nano Institute, mostra o desenvolvimento de algoritmos que eles dizem que funcionarão em dispositivos quânticos.
Pesquisadores anunciam algoritmo quântico que caracteriza ruídoFísicos anunciaram o que chamaram de primeiro algoritmo quântico a caracterizar ruído em grandes sistemas.
A Universidade de Sydney disse que isso é demonstrado ao diagnosticar o ruído em um dispositivo IBM Quantum Experience para descobrir correlações na máquina de 14 bits quânticos (qubit) que não foram detectadas anteriormente.
Harper disse:
Os resultados são a primeira implementação de algoritmos de diagnóstico comprovadamente rigorosos e escalonáveis, capazes de ser executados em dispositivos quânticos atuais e além.
Além disso, em junho, uma equipe diferente de cientistas da universidade revelou uma nova forma de avaliar o desempenho de dispositivos quânticos que adapta técnicas usadas em veículos autônomos e testes de robótica.
De acordo com a universidade, a abordagem demonstrou experimentalmente que supera a caracterização simplista desses ambientes por um fator de três, com um resultado muito maior para ambientes simulados mais complexos.
Por fim, Riddhi Gupta, estudante de PhD, disse:
Usando esta abordagem, podemos mapear o ‘ruído’ que causa variações de desempenho em dispositivos quânticos pelo menos três vezes mais rápido do que uma abordagem de força bruta. Avaliar rapidamente o ambiente de ruído pode nos ajudar a melhorar a estabilidade geral dos dispositivos quânticos.
Fonte: ZDNET
Cientistas podem usar dados quânticos para acelerar alguns computadores quânticos

Honeywell lança o computador quântico mais rápido do mundo

Qubits “quentes” da Intel podem levar a computadores quânticos mais avançados

D-Wave oferece acesso gratuito a seus computadores quânticos para pesquisadores da COVID-19

Toshiba diz que criou um algoritmo que supera computadores quânticos usando hardware padrão de silício

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)