Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Muitos custam a acreditar, mas a participação do usuário Linux no Steam não apenas permaneceu acima de 1% por três meses, como até aumentou novamente. Portanto, esse crecimento do uso do Linuxpara jogos é uma boa notícia, uma vez que até mesmo os efeitos contraditórios causados pela pandemia parecem não ter qualquer influência sobre esses números. Sendo assim, pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey.

Isso tem sido uma notícia muito relevante há alguns meses, conforme cobrimos quando inicialmente atingiu 1% novamente, e no mês passado, onde realmente estacionou. Em setembro de 2021, o Linux conseguiu atingir 1,05% no Steam Hardware Survey.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Indo pela última vez que a Valve nos disse qual era sua contagem de usuários ativos mensais, podemos estimar que há cerca de 1.264.200 usuários ativos mensais para Linux no Steam.

De acordo com a pesquisa da Valve quando filtrada apenas para Linux, aqui está o que as pessoas estão usando:

Ubuntu 20.04.3 LTS 64 bits 15,38% + 15,38%“Manjaro Linux” 64 bits 13,15% + 0,43%“Arch Linux” 64 bits 11,49% + 0,35%Pop! _OS 21,04 64 bits 7,57% + 0,21%Ubuntu 21,04 64 bits 6,42% -0,18%Linux Mint 20,2 64 bits 6,01% + 0,51%Outros 39,99% + 4,67%

Ainda não está muito claro por que estamos vendo esse aumento no número de usuários. É bem provável que seja resultado do Steam Deck, que deu ao Steam Play Proton e ao Linux mais publicidade direta da Valve e da mídia em geral. Vimos muitos mais posts sobre pessoas experimentando o Linux em várias redes sociais, Reddit e muito mais. Independentemente do motivo, é claro que é realmente ótimo ver mais pessoas experimentando o Linux para jogos, trabalho e muito mais.

Proton Experimental expande o suporte NVIDIA DLSS no Linux para títulos DirectX 11

Apenas alguns dias atrás, a Proton Experimental viu uma atualização para puxar o suporte NVIDIA DLSS para DirectX 12 e a partir da atualização de agora isso foi expandido para títulos DirectX 11 também.

Ele ainda está desativado por padrão, sendo necessário fazer um pequeno ajuste para ativá-lo. Isso pode ser adicionado a jogos individuais, definindo as opções de inicialização PROTON_HIDE_NVIDIA_GPU=0 PROTON_ENABLE_NVAPI=1 %command%. Ou você pode tentar PROTON_ENABLE_NVAPI=1 %command% com “dxgi.nvapiHack=False” em um arquivo de configuração DXVK.

Há também uma atualização para o DXVK mais recente que inclui o trabalho de desenvolvimento mais recente e você deve descobrir que Monster Boy and the Cursed Kingdom agora pode ser jogado com ele. O changelog do Proton pode ser encontrado aqui.

Como fazer:

Pesquise por Proton Experimental e instale, se ainda não tiver feito isso.Clique com o botão direito em qualquer jogo no Steam e vá para Propriedades.Selecione o menu Compatibilidade no lado direito.Certifique-se de que a opção “Forçar o uso de uma ferramenta específica de compatibilidade do Steam Play” esteja marcada.Na caixa suspensa que aparece, selecione Proton Experimental.

Via GamingonLinux

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!