Pela primeira vez em 20 anos, Python supera Java como a linguagem de programação mais popular

Pela primeira vez em 20 anos, Python supera Java como a linguagem de programação mais popularPython ultrapassa Java como a linguagem de programação mais popular pela primeira vez nos 20 anos do índice TIOBE. Nessas duas décadas, Java e C sempre ocuparam as duas primeiras posições. Este resultado pode ser conferido no ranking do mês de novembro de 2020. Então, finalmente, Python supera Java.
O TIOBE calcula a popularidade das linguagens de programação há quase duas décadas a partir de resultados em diferentes mecanismos de busca para consultas sobre cada linguagem. Apesar de críticas, ele pode medir relativamente o grau de interesse on-line por linguagens ao longo do tempo.

Pela primeira vez em 20 anos, Python supera Java como a linguagem de programação mais popular

Pela primeira vez em 20 anos, Python supera Java como a linguagem de programação mais popular

Em praticamente qualquer tipo de pesquisa ou índice de medição hoje, você descobrirá que o trio Java, C e Python tende a liderar em popularidade. E embora o índice TIOBE seja aquele que se publica com diferentes variações a cada mês do ano, é significativo. Portanto, vale a pena mencionar que pela primeira vez em sua história ele tem o Python em segundo lugar.
No ranking de novembro a linguagem C ainda lidera com 16,21% e tem um aumento de 0,17% em relação a outubro. Por outro lado, Python subiu para a segunda posição com 12,12% (uma variação de 2,27%). Enquanto Java caiu para a terceira perdendo mais de 4,5% em popularidade.
Em algo como a lista IEE Spectrum deste ano, Python já está na liderança acima de Java e C. Na última pesquisa da JetBrains todos queriam aprender Python. No ano passado Python superou Java pela primeira vez na lista das linguagens de programação mais populares no GitHub.

Python vem subindo de posição há anos e agora está a apenas um passo do líder

Embora muitos desenvolvedores citem a versatilidade do Python e as facilidades que ele oferece para aprender como usá-lo como seus pontos fortes, sua popularidade crescente também está relacionada ao surgimento de campos como mineração de dados, inteligência artificial e computação numérica.
No TIOBE, eles têm sua própria teoria:
Acho que a popularidade do Python tem a ver com a demanda geral. No passado, a maioria das atividades de programação era realizada por engenheiros de software. Porém, hoje você precisa de conhecimento de programação em em todos os lugares e há uma falta de bons desenvolvedores de software. Como consequência, precisamos de algo simples que possa ser manipulado por engenheiros que não sejam de software, algo fácil de aprender com ciclos de edição rápidos e implantação tranquila. Python atende a todas essas necessidades.
Provavelmente uma combinação de todas as opções acima. A realidade é que Python é uma das linguagens mais exigidas, usadas e acessíveis até mesmo para iniciantes aprenderem. Então é bem possível que continuemos a vê-la com grande popularidade por muitos anos mais.
Python deve vencer Java entre as linguagens de programação

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!