Patentes de não agressão agora cobrem Android e exFAT

Patentes de não agressão agora cobrem Android e exFATO Open Invention Network (OIN), o maior consórcio de não-agressão de patentes de todos os tempos, protege o Linux de ataques de patentes. Agora, ele expandiu seu escopo de programas Linux e sua Linux System Definition. Em particular, isso significa que as patentes relacionadas ao Android Open Source Project (AOSP) 10 e ao sistema de arquivos exFAT agora estão protegidas.
Isso é importante porque a Microsoft costumava fazer bilhões com o Android e licenças de patentes relacionadas ao exFAT. A Microsoft juntou-se à OIN em 2018. Erich Andersen, então vice-presidente corporativo da Microsoft, disse na época:
Estamos licenciando todas as patentes que possuímos que se leem no sistema Linux [FAT, ExFAT e VFAT].

Patentes de não agressão agora cobrem Android e exFAT

Em 2019, a Microsoft anunciou que estava apoiando a adição da tecnologia exFAT ao kernel Linux. Os desenvolvedores imediatamente começaram a adicionar o exFAT ao Linux. Em maio de 2020, o exFAT foi adicionado ao kernel 5.7.
Patentes de não agressão agora cobrem Android e exFATO Open Invention Network (OIN), o maior consórcio de não-agressão de patentes de todos os tempos, protege o Linux de ataques de patentes.
O ExFAT baseia-se no FAT, um dos primeiros sistemas de arquivo de disquete. Com o tempo, o FAT se tornou o sistema de arquivos preferido da Microsoft para MS-DOS e Windows. Ele se tornaria o sistema de arquivos padrão para muitos aplicativos. Mas, com um limite de 4 GB, seus dias estavam contados.
A Microsoft estendeu o FAT para dispositivos de armazenamento maiores e de memória flash com o exFAT. Tanto o FAT quanto o exFAT são usados em centenas de milhões de dispositivos, incluindo todos os telefones Android.
Hoje, o exFAT continua sendo um sistema de arquivos importante e, graças ao OIN e aos esforços da Microsoft, agora é isento de royalties. Portanto, qualquer pessoa que queira, agora pode usar o exFAT legalmente de graça.
Por trás do OIN está não apenas a Microsoft, mas muitas outras empresas de tecnologia de ponta. Seus membros incluem Google, IBM, Red Hat e vários outros gigantes da tecnologia. Quase todo mundo que está nos círculos de código aberto agora pertence ao OIN e eles trouxeram suas patentes com eles.
Fonte: ZDNET
Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFAT

Samsung lança exFAT-Utils para formatar sistema de arquivos Fsck

Novo driver exFAT da Microsoft chegou ao Linux 5.7

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!