Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027

Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027A empresa Fortune Business Insights fez uma publicação de um relatório no qual espera que o tamanho do mercado global para Linux alcance 15,64 bilhões até o final de 2027. As estimativas mostram uma taxa de crescimento médio anual de 19, 2% durante o período de previsão, entre 2020 e 2027.
De acordo com dados da NetMarcketShare, o Linux experimentou dois picos de crescimento significativos em relação ao ano passado. A primeira vez em abril, que elevou sua participação de mercado para 2,87%. A segunda vez em julho, quando sua participação no mercado de sistemas operacionais para desktop subiu para 3,61%.
Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027

A Fortune Business Insights diz que esse crescimento continuará ao longo do tempo, especialmente nos próximos sete anos, quando a participação do Linux no desktop chegará a 19,2%.

A empresa acredita que o aumento das aplicações de produtos em diferentes setores industriais é um fator chave no crescimento do mercado. Portanto, a crescente adoção de plataformas em nuvem em sistemas operacionais baseados em Linux permitirá aplicativos em vários setores.
Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027

Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027

Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027Imagem: Fortune Business Insiders
A facilidade de disponibilidade de plataformas em nuvem, bem como de código-fonte aberto na Internet, promoverá o crescimento do mercado geral nos próximos anos.  Além disso, empresas de saúde, manufatura, TI e telecomunicações, entre outras, estão atualmente se concentrando na substituição de servidores e equipamentos existentes. A troca é por servidores Linux avançados. Isso ajuda as organizações a tirar proveito dos recursos desse sistema operacional, como segurança avançada e capacidade de armazenamento de dados.

Existe também a confiabilidade e a velocidade do sistema. Com o aumento no número de servidores e data centers, o crescimento do mercado para esses sistemas deve acelerar durante o período de previsão.
Outro fator é que o mercado geral de sistemas operacionais Linux cresça a uma forte CAGR (taxa composta de crescimento anual) durante o período. O crescimento do mercado Linux é impulsionado pela crescente demanda baseada em nuvem nos setores de saúde, tecnologia da informação e telecomunicações.

Linux para combater efeitos da pandemia

Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027
A pandemia Covid-19 representa um desafio excepcional para tecnologias e aplicativos de back-end. No entanto, o Linux está desempenhando um papel dinâmico nos esforços para mitigar a disseminação da Covid-19.
Muitos projetos de código aberto apoiam serviços de saúde, desenvolvedores de software, cientistas e inovadores em muitos países para aliviar algumas das dificuldades associadas a esta pandemia. O Linux incorporado tem sido usado em dispositivos de imagem térmica, como o FluSense baseado em Raspberry Pi e o dispositivo Health Cam da Kogniz. Isso possibilitou controlar a temperatura, detectar uma tosse e analisar os dados para monitorar os sintomas do coronavírus.
Finalmente, a empresa acredita que com o aumento do investimento em termos de estratégias de negócios como lançamento de produtos, expansão de negócios, fusões, aquisições etc o crescimento do mercado deverá crescer a um valor substancial durante o período de previsão.

Fatores observados

Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027
O relatório do estudo cobre vários fatores que contribuíram para o crescimento do mercado Linux nos últimos anos. Entre eles, o número crescente de fusões e aquisições de empresas teve o maior impacto no crescimento do mercado.
Paralelamente, espera-se que o número crescente de startups oferecendo sistemas operacionais e serviços Linux e a crescente adoção de máquinas virtuais aumentem o tamanho do mercado.
Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027
Além disso, a presença de várias grandes empresas operando em todo o mundo será um bom presságio para o crescimento do mercado nos próximos anos. Além disso, o crescente investimento na adoção de aplicativos em nuvem derivados do sistema operacional Linux também contribuirá para a crescente demanda pelo produto em todo o mundo.
Da mesma forma, a utilização do sistema operacional por grandes empresas como o Facebook criará diversas oportunidades de crescimento de mercado. O relatório citou algumas das principais empresas que operam no mercado de sistema operacional Linux, incluindo Arch Linux, Amazon Web Services, Canonical, ClearCenter, Debian, Elementary, IBM etc.
Participação de mercado de desktops Linux alcançou o máximo histórico em junho

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.