Parceria entre Nokia e Google Cloud busca acelerar 5G nativo de nuvem

Nokia e Google Cloud anunciaram hoje, 14, uma parceria estratégica com foco no desenvolvimento de soluções para provedores de serviços de comunicação (CSPs). As empresas vão trabalhar juntas a fim de otimizar e validar funções de nuvem nativa e auxiliar os CSPs a entregar conectividade 5G. Essa não é a primeira parceria entre as companhias. No ano passado, foi divulgado que o Google Cloud auxiliaria a migração da Nokia para a nuvem.

Com isso, as companhias esperam modernizar a infraestrutura de rede, construir o 5G nativo de nuvem e desenvolver a rede edge como uma plataforma de serviço de negócios para as empresas. A Nokia irá colaborar fornecendo suas soluções núcleo de pacote em nuvem (cloud packet core), núcleo de voz (voice core), núcleo 5G (5G core), funcionalidade de exposição de rede (network exposure function), gerenciamento de dados (data management) e sinalização (signaling).

Isso inclui a Plataforma de Dispositivos IoT Conectados Impacto (Impact IoT Connected Device Platform). Essa ferramenta permite ativação automatizada e gerenciamento remoto de dispositivos IoT. Enquanto isso, a solução Cobrança Convergente (Converged Charging) traz capacidade de classificação e cobrança em tempo real. O que possibilita que CSPs capturarem novas oportunidades de receita com o 5G.

Já a ferramenta Anthos for Telecom do Google Cloud irá servir de plataforma para entregar as aplicações. Assim, CSPs poderão construir um ecossistema de serviços que podem ser implantados em diversos lugares, desde  a borda da rede, até nuvens públicas e privadas e redes de operadoras. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.