Panfrost Gallium3D focar em melhor desempenho e suporte para OpenGL 3.1

Panfrost Gallium3D focar em melhor desempenho e suporte para OpenGL 3.1Com o Mesa 20.3estável, que deve ser lançado em dezembro, está funcionando o suporte gráfico Arm Bifrost para o Panfrost Gallium3D de código aberto, embora este driver Arm Mali esteja se concentrando em melhor desempenho e suporte para desktop OpenGL 3.1.
O código do Mesa Gallium3D Panfrost está trabalhando no para o suporte gráfico “Bifrost” da Arm Mali para complementar o suporte Midgard do driver. Também houve o trabalho continuado do driver de kernel DRM do Panfrost.
Com o Mesa 20.3 chegando em algumas semanas, o suporte da Bifrost está pronto para uso, seguindo todo o trabalho feito nos últimos meses. Para usuários em Midgard, também há um melhor desempenho na loja graças ao Arm Frame-Buffer Compression habilitado. Essas últimas melhorias seguem Arm, agora contribuindo com recursos para o esforço Panfrost.
Desde nossa atualização anterior no Panfrost, a pilha de código aberto para as GPUs Mali Midgard e Bifrost da Arm, nos concentramos em levar nosso driver de suas origens de engenharia reversa em Midgard para uma pilha madura. Nós revisamos o driver Gallium e o compilador de back-end. Então, como resultado, o Mesa 20.3 – agendado para lançamento no final do mês – contará com algum suporte Bifrost out-of-the-box, diz Alyssa Rosenzweig, da Collabora.

Panfrost Gallium3D focar em melhor desempenho e suporte para OpenGL 3.1

Panfrost Gallium3D focar em melhor desempenho e suporte para OpenGL 3.1
Bifrost se estende do Mali G31 ao G71 como as peças de primeira geração. O Mali G52/G72 é Bifrost de 2ª geração e o Mali G72 como Bifrost de 3ª geração. Nenhuma palavra ainda sobre quando podemos esperar suporte Panfrost para a última geração de GPUs “Valhall” do Mali.
Por outro lado, olhando além do Mesa 20.3, a desenvolvedora líder do Panfrost, Alyssa Rosenzweig, observou que eles se concentrarão em um melhor desempenho do driver, bem como no suporte ao OpenGL 3.1. Neste link, você conseguirá acompanhar todo o trabalho que vem sendo realizado em torno do Panfrost.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)