Pacote de Acessibilidade do Android permite que você controle seu telefone com expressões faciais

O Android há muito tem uma API de acessibilidade destinada a desenvolvedores para criar aplicativos e experiências destinadas a ajudar pessoas com deficiência, embora nem sempre seja usada para esse fim. E, agora o Pacote de Acessibilidade do Android permite que você controle seu telefone com expressões faciais.

O Google pretende que os aplicativos que usam a API de acessibilidade se enquadrem em algumas categorias, incluindo leitores de tela, sistemas de entrada baseados em switch e sistemas de entrada baseados em voz. O aplicativo Pacote de Acessibilidade do Android da própria empresa fornece, como o próprio nome indica, um conjunto de ferramentas de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam acessar seus dispositivos.

A atualização mais recente do Pacote de Acessibilidade do Android adiciona uma nova maneira para os usuários controlarem seus dispositivos: “Switches (interruptores) de câmera”. Agora será possível o controle do dispositivo por gestos faciais.

A versão beta 12.0.0 do aplicativo foi incluída como parte do quarto lançamento beta do Android 12. O aplicativo atualizado traz “Switches de câmera” para o Switch Access, um dos serviços de acessibilidade incluídos no aplicativo Pacote de Acessibilidade do Android.

O acesso com interruptor contém ferramentas para permitir que você interaja com seu dispositivo Android sem usar a tela sensível ao toque. Com o acesso com interruptor, você pode conectar um dispositivo externo via USB ou Bluetooth para selecionar itens, rolar, digitar e muito mais. Agora, você pode usar “Switches de câmera” para controlar seu dispositivo com nada além de seu próprio rosto.

Pacote de Acessibilidade do Android: Gestos e controles

pacote-de-acessibilidade-do-android-permite-que-voce-controle-seu-telefone-com-expressoes-faciaisImagem: XDA-Developers

As opções de câmera atualmente suportam a configuração de muitos gestos para muitos controles, embora seja possível que a lista possa crescer no futuro. Você pode, por exemplo, fazer com que o aplicativo detecte quando você abre a boca e mapeie isso para abrir o painel de notificações. Você também pode fazer com que ele verifique quando erguer as sobrancelhas e, em seguida, fazer com que o telefone retorne à tela inicial.

Lista de Gestos Faciais:Boca aberta;Sorriso;Levantar as sobrancelhas;Olhe para a esquerda;Olhe para a direita;Olho para cima.

Lista de ações de troca de câmera:Pausar a troca da câmera;Alternar verificação automática (desativado);Varredura automática reversa;Selecione;Próximo;Anterior;Toque e segure;Rolar para a frente;Rolar para trás;Lar;Voltar;Notificações;Configurações rápidas;Visão geral.

Quando o recurso está ativo, um ícone de notificação persistente é mostrado para informar que sua câmera está sendo usada ativamente. O Android 12 mostra um indicador da barra de status sempre que a câmera do seu dispositivo está sendo usada, portanto, este ícone de notificação pode parecer redundante. No entanto, a versão atualizada do aplicativo Pacote de Acessibilidade do Android não parece ser exclusiva para dispositivos Android 12.

O pessoal do XDA-Developers conseguiu fazer o sideload do APK para obter o novo recurso em um dispositivo Android 11. Uma vez que parece que a versão atualizada ainda não está sendo lançada para os usuários do Google Play, você terá que esperar que a atualização comece a ser lançada ou fazer o sideload do APK de um site como o APKMirror, apontam.

Via: XDA-Developers

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.